EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E CULTURA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA INOVAÇÃO

Autores

  • Samanda Valter dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria do Carmo Moura MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Felix Furtado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Felipe Bernardo Gomes da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriana de Fátima Silva Fogaça MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/wzx6wk79

Resumo

A presença da cultura digital nas práticas escolares tem promovido profundas transformações nos processos de ensino e aprendizagem, exigindo novas competências dos professores e ressignificação do seu papel. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o papel do professor na era da inovação, considerando os impactos das tecnologias digitais na educação contemporânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e bibliográfica, fundamentada em produções acadêmicas publicadas nos últimos cinco anos, localizadas nas bases de dados SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A seleção dos textos considerou critérios como idioma (português), área do conhecimento (educação), e alinhamento temático aos descritores previamente definidos. A análise dos dados apontou que a cultura digital ampliou as possibilidades de mediação pedagógica, promovendo ambientes de aprendizagem mais interativos e centrados no estudante. Evidenciou-se que a atuação docente vai além do domínio técnico, exigindo postura ética, sensibilidade relacional, formação contínua e uso crítico das tecnologias. Os resultados também revelaram desafios estruturais, como desigualdade de acesso, ausência de políticas públicas específicas e necessidade de apoio institucional para qualificação profissional. Conclui-se que a inovação educacional só se efetiva quando o professor é reconhecido como agente central do processo formativo. Recomenda-se o aprofundamento de estudos sobre práticas docentes mediadas por tecnologias emergentes, considerando as especificidades de diferentes contextos escolares e níveis de ensino.

Publicado

2025-11-06

Edição

Seção

Artigos