EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E CULTURA DIGITAL: O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DA INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/wzx6wk79Resumo
A presença da cultura digital nas práticas escolares tem promovido profundas transformações nos processos de ensino e aprendizagem, exigindo novas competências dos professores e ressignificação do seu papel. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o papel do professor na era da inovação, considerando os impactos das tecnologias digitais na educação contemporânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e bibliográfica, fundamentada em produções acadêmicas publicadas nos últimos cinco anos, localizadas nas bases de dados SciELO e Portal de Periódicos da CAPES. A seleção dos textos considerou critérios como idioma (português), área do conhecimento (educação), e alinhamento temático aos descritores previamente definidos. A análise dos dados apontou que a cultura digital ampliou as possibilidades de mediação pedagógica, promovendo ambientes de aprendizagem mais interativos e centrados no estudante. Evidenciou-se que a atuação docente vai além do domínio técnico, exigindo postura ética, sensibilidade relacional, formação contínua e uso crítico das tecnologias. Os resultados também revelaram desafios estruturais, como desigualdade de acesso, ausência de políticas públicas específicas e necessidade de apoio institucional para qualificação profissional. Conclui-se que a inovação educacional só se efetiva quando o professor é reconhecido como agente central do processo formativo. Recomenda-se o aprofundamento de estudos sobre práticas docentes mediadas por tecnologias emergentes, considerando as especificidades de diferentes contextos escolares e níveis de ensino.
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Copyright (c) 2025 Samanda Valter dos Santos, Maria do Carmo Moura, Cristiane Felix Furtado, Felipe Bernardo Gomes da Silva, Adriana de Fátima Silva Fogaça (Autor)

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