A GERAÇÃO DIGITAL E SEU PERCURSO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E IMPACTOS PARA OS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.46550/twxs3664Resumo
A integração tecnológica no ambiente escolar tem apresentado desafios para educadores diante da adaptação às necessidades da geração digital, conhecida como screenagers, profundamente conectada ao universo digital. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades e os desafios apresentados pelo percurso escolar dessa geração, considerando as oportunidades de enriquecimento do aprendizado por meio de recursos digitais e as dificuldades relacionadas ao uso excessivo dessas ferramentas. A relevância da pesquisa está em contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas que combinem inovação tecnológica com habilidades humanas essenciais. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que permitiu reunir e analisar estudos sobre o tema, enfatizando abordagens que integrem a tecnologia ao ensino de forma equilibrada. Os resultados indicaram que, embora a tecnologia ofereça oportunidades de aprendizado personalizado e colaborativo, também exige uma formação contínua dos educadores para o uso eficaz de ferramentas digitais. Conclui-se que a adaptação às demandas da geração screenagers pode transformar positivamente o processo educacional, desde que o equilíbrio entre o digital e o desenvolvimento de habilidades sociais seja promovido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Keila Cristina Vanderlinde Ribeiro, Luciane Reichert Costa, Edenilcia Carvalho de Assunção, Eloíza Costa da Silva Ferreira, Rosália da Silva Vasconcelos Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.