A GERAÇÃO DIGITAL E SEU PERCURSO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E IMPACTOS PARA OS PROFESSORES

Autores

  • Keila Cristina Vanderlinde Ribeiro Must University, Estados Unidos Autor
  • Luciane Reichert Costa UFMT, Cuiabá, Brasil Autor
  • Edenilcia Carvalho de Assunção MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eloíza Costa da Silva Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosália da Silva Vasconcelos Santos MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/twxs3664

Resumo

A integração tecnológica no ambiente escolar tem apresentado desafios para educadores diante da adaptação às necessidades da geração digital, conhecida como screenagers, profundamente conectada ao universo digital. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades e os desafios apresentados pelo percurso escolar dessa geração, considerando as oportunidades de enriquecimento do aprendizado por meio de recursos digitais e as dificuldades relacionadas ao uso excessivo dessas ferramentas. A relevância da pesquisa está em contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas que combinem inovação tecnológica com habilidades humanas essenciais. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que permitiu reunir e analisar estudos sobre o tema, enfatizando abordagens que integrem a tecnologia ao ensino de forma equilibrada. Os resultados indicaram que, embora a tecnologia ofereça oportunidades de aprendizado personalizado e colaborativo, também exige uma formação contínua dos educadores para o uso eficaz de ferramentas digitais. Conclui-se que a adaptação às demandas da geração screenagers pode transformar positivamente o processo educacional, desde que o equilíbrio entre o digital e o desenvolvimento de habilidades sociais seja promovido.

Publicado

2025-11-07

Edição

Seção

Artigos