CONEXÕES PEDAGÓGICAS: A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A RECONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/dj9x6s33Resumo
O presente trabalho teve como tema Conexões pedagógicas: a integração das tecnologias digitais e a reconstrução do fazer docente. O estudo teve como objetivo geral analisar a integração das tecnologias digitais ao currículo escolar e compreender os desafios enfrentados pelos professores diante das transformações promovidas pela cultura digital. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, fundamentada em produções recentes que abordam a formação docente, a inovação pedagógica e o uso das tecnologias digitais na educação. A análise demonstrou que a presença das TDICs nas escolas exige uma reconfiguração das práticas pedagógicas, demandando dos educadores novas competências e uma postura reflexiva diante do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que a resistência tecnológica e a carência de políticas de formação contínua constituem barreiras significativas à efetiva integração das tecnologias no currículo. Conclui-se que a valorização da formação docente e o fortalecimento da cultura digital nas instituições são elementos essenciais para a construção de práticas pedagógicas mais criativas, colaborativas e inclusivas. O trabalho sugere o investimento em políticas públicas de incentivo à inovação educacional, capazes de promover o protagonismo dos professores e o desenvolvimento integral dos estudantes.
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Copyright (c) 2025 Jamile Elias Obeid, Belizia Oliveira Nóbrega, Eliana Luzia Soares de Souza, José Expedito Queiroz de Brito, Patrícia Soares de Campos Silva, Raquel Ferreira Silva, Roberto Alves de Souza (Autor)

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