CONEXÕES PEDAGÓGICAS: A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A RECONSTRUÇÃO DO FAZER DOCENTE

Autores

  • Jamile Elias Obeid Must University, Estados Unidos Autor
  • Belizia Oliveira Nóbrega MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliana Luzia Soares de Souza Must University, Estados Unidos Autor
  • José Expedito Queiroz de  Brito MUST University, Estados Unidos Autor
  • Patrícia Soares de Campos  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Raquel Ferreira Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roberto Alves de Souza MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/dj9x6s33

Resumo

O presente trabalho teve como tema Conexões pedagógicas: a integração das tecnologias digitais e a reconstrução do fazer docente. O estudo teve como objetivo geral analisar a integração das tecnologias digitais ao currículo escolar e compreender os desafios enfrentados pelos professores diante das transformações promovidas pela cultura digital. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, fundamentada em produções recentes que abordam a formação docente, a inovação pedagógica e o uso das tecnologias digitais na educação. A análise demonstrou que a presença das TDICs nas escolas exige uma reconfiguração das práticas pedagógicas, demandando dos educadores novas competências e uma postura reflexiva diante do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que a resistência tecnológica e a carência de políticas de formação contínua constituem barreiras significativas à efetiva integração das tecnologias no currículo. Conclui-se que a valorização da formação docente e o fortalecimento da cultura digital nas instituições são elementos essenciais para a construção de práticas pedagógicas mais criativas, colaborativas e inclusivas. O trabalho sugere o investimento em políticas públicas de incentivo à inovação educacional, capazes de promover o protagonismo dos professores e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Publicado

2025-11-11

Edição

Seção

Artigos