INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:  REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÃO E EXPERIÊNCIA DISCENTE

Autores

  • Mayara Pires da Silva Pacheco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Raquel Ferreira Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • José Expedito Queiroz de Brito MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roberto Alves de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joanisa Maria Alves Falcão MUST University, Estados Unidos Autor
  • Flavia Tatiani Steinbach MUST University, Estados Unidos Autor
  • Danieli Adelina Dalapicula Caliari MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/m3xrn482

Resumo

A presença crescente da inteligência artificial no contexto educacional tem provocado mudanças significativas nos cursos de Educação a Distância (EAD), especialmente no que se refere à mediação docente e à experiência do estudante. Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial nessas duas dimensões centrais da EAD. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, utilizando exclusivamente artigos científicos publicados recentemente em periódicos qualificados. A investigação concentrou-se em compreender de que modo os recursos de IA estão sendo incorporados às práticas pedagógicas, influenciando a comunicação, a avaliação, a personalização da aprendizagem e a autonomia estudantil. Ao mesmo tempo em que potencializam o acompanhamento individualizado e ampliam a eficiência na gestão do processo de ensino-aprendizagem, essas tecnologias impõem desafios éticos, epistemológicos e relacionais à atuação docente. O estudo evidenciou que a mediação do professor passa por ressignificações, exigindo novas competências, enquanto a experiência discente torna-se mais interativa e personalizada, porém também mais vulnerável à impessoalidade e à padronização algorítmica. Conclui-se que o uso consciente e crítico da IA na EAD pode favorecer práticas pedagógicas mais responsivas e inovadoras, desde que respeite as singularidades humanas e os princípios educativos que sustentam o vínculo entre professores e estudantes.

Publicado

2025-11-16

Edição

Seção

Artigos