INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE MEDIAÇÃO E EXPERIÊNCIA DISCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/m3xrn482Resumo
A presença crescente da inteligência artificial no contexto educacional tem provocado mudanças significativas nos cursos de Educação a Distância (EAD), especialmente no que se refere à mediação docente e à experiência do estudante. Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos da inteligência artificial nessas duas dimensões centrais da EAD. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, utilizando exclusivamente artigos científicos publicados recentemente em periódicos qualificados. A investigação concentrou-se em compreender de que modo os recursos de IA estão sendo incorporados às práticas pedagógicas, influenciando a comunicação, a avaliação, a personalização da aprendizagem e a autonomia estudantil. Ao mesmo tempo em que potencializam o acompanhamento individualizado e ampliam a eficiência na gestão do processo de ensino-aprendizagem, essas tecnologias impõem desafios éticos, epistemológicos e relacionais à atuação docente. O estudo evidenciou que a mediação do professor passa por ressignificações, exigindo novas competências, enquanto a experiência discente torna-se mais interativa e personalizada, porém também mais vulnerável à impessoalidade e à padronização algorítmica. Conclui-se que o uso consciente e crítico da IA na EAD pode favorecer práticas pedagógicas mais responsivas e inovadoras, desde que respeite as singularidades humanas e os princípios educativos que sustentam o vínculo entre professores e estudantes.
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Copyright (c) 2025 Mayara Pires da Silva Pacheco, Raquel Ferreira Silva, José Expedito Queiroz de Brito, Roberto Alves de Souza, Joanisa Maria Alves Falcão, Flavia Tatiani Steinbach, Danieli Adelina Dalapicula Caliari (Autor)

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