EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEUS IMPACTOS NA DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: APROXIMAÇÕES ENTRE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/2ztr2e35Resumo
A educação a distância tem se consolidado como um importante instrumento para ampliar o acesso ao ensino em um cenário marcado por desigualdades sociais, econômicas e geográficas. As transformações tecnológicas das últimas décadas intensificaram a necessidade de compreender como os ambientes virtuais de aprendizagem podem contribuir para a democratização do ensino, especialmente entre públicos historicamente marginalizados. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a educação a distância atua como mecanismo capaz de promover inclusão digital e social, considerando suas potencialidades e os entraves que ainda limitam sua efetividade. A pesquisa adota abordagem bibliográfica, com análise de produções acadêmicas recentes que discutem tecnologia educacional, acessibilidade, políticas públicas e desigualdade no contexto digital. A investigação evidencia que a EAD oferece oportunidades que flexibilizam tempos e espaços, ampliam a participação e fortalecem trajetórias educacionais diversas. Também revela desafios relacionados à infraestrutura, à formação docente e às condições de acesso que interferem na permanência dos estudantes. Conclui-se que a modalidade pode contribuir para a redução das desigualdades quando articulada a políticas e práticas que assegurem acessibilidade, suporte e condições de participação equitativa, tornando-se vetor relevante para promover justiça educacional e ampliar o alcance das oportunidades formativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Aparecida Kelfer, Valdirlene Rodrigues Alves Lopes, Cinthia Cristina Rufino da Silveira , Rut Vinhal Fernandes, Klene Pereira da Silva, Leonardo Felix de Oliveira, Maria Geovânia Pereira Resende (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.