O PAPEL DO PROFESSOR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PARA CURRÍCULOS DIGITAIS E TECNOLOGICAMENTE ORIENTADOS

Autores

  • Rut Vinhal Fernandes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Klene Pereira da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Leonardo Felix de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Geovânia Pereira Resende MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cinthia Cristina Rufino da Silveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Camila Aparecida Kelfer MUST University, Estados Unidos Autor
  • Valdirlene Rodrigues Alves Lopes MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/q2b8rq35

Resumo

A transição do ensino tradicional para currículos digitais tem provocado mudanças significativas na prática pedagógica, exigindo que o professor desenvolva novas competências e reorganize sua atuação diante das demandas tecnológicas contemporâneas. Essa transformação desloca o foco de modelos centrados na transmissão de conteúdos para abordagens que valorizam autonomia, interação e construção ativa do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel do docente nesse processo, considerando desafios, possibilidades e estratégias necessárias para integrar tecnologias ao currículo escolar de maneira efetiva. A pesquisa adotou metodologia bibliográfica, fundamentada na análise crítica de artigos recentes que discutem formação docente, inovação pedagógica e impactos da cultura digital sobre o ensino. A investigação permitiu compreender como a mediação do professor se torna elemento central na articulação entre recursos tecnológicos, objetivos curriculares e necessidades dos estudantes, especialmente em contextos que exigem reorganização das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam que a consolidação de currículos digitais depende de formação adequada, planejamento intencional e compreensão das transformações socioculturais que influenciam o cotidiano escolar. Conclui-se que o docente desempenha papel decisivo na adoção de abordagens inovadoras, atuando como agente capaz de transformar desafios em oportunidades para experiências de aprendizagem mais dinâmicas, inclusivas e alinhadas às exigências do mundo contemporâneo.

Publicado

2025-11-22

Edição

Seção

Artigos