O PAPEL DO PROFESSOR NA TRANSIÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL PARA CURRÍCULOS DIGITAIS E TECNOLOGICAMENTE ORIENTADOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/q2b8rq35Resumo
A transição do ensino tradicional para currículos digitais tem provocado mudanças significativas na prática pedagógica, exigindo que o professor desenvolva novas competências e reorganize sua atuação diante das demandas tecnológicas contemporâneas. Essa transformação desloca o foco de modelos centrados na transmissão de conteúdos para abordagens que valorizam autonomia, interação e construção ativa do conhecimento. O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel do docente nesse processo, considerando desafios, possibilidades e estratégias necessárias para integrar tecnologias ao currículo escolar de maneira efetiva. A pesquisa adotou metodologia bibliográfica, fundamentada na análise crítica de artigos recentes que discutem formação docente, inovação pedagógica e impactos da cultura digital sobre o ensino. A investigação permitiu compreender como a mediação do professor se torna elemento central na articulação entre recursos tecnológicos, objetivos curriculares e necessidades dos estudantes, especialmente em contextos que exigem reorganização das práticas pedagógicas. Os resultados evidenciam que a consolidação de currículos digitais depende de formação adequada, planejamento intencional e compreensão das transformações socioculturais que influenciam o cotidiano escolar. Conclui-se que o docente desempenha papel decisivo na adoção de abordagens inovadoras, atuando como agente capaz de transformar desafios em oportunidades para experiências de aprendizagem mais dinâmicas, inclusivas e alinhadas às exigências do mundo contemporâneo.
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Copyright (c) 2025 Rut Vinhal Fernandes, Klene Pereira da Silva, Leonardo Felix de Oliveira, Maria Geovânia Pereira Resende, Cinthia Cristina Rufino da Silveira, Camila Aparecida Kelfer, Valdirlene Rodrigues Alves Lopes (Autor)

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