TECNOLOGIA, CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: INTERFACES, RESISTÊNCIAS E POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.46550/jn29n633Resumo
A presente investigação examina entraves existentes na incorporação de instrumentos tecnológicos aos ambientes escolares brasileiros, considerando especificidades da contemporânea sociedade digitalizada. O procedimento metodológico contemplou análise bibliográfica de produções científicas que abordam potencialidades e empecilhos na aplicação pedagógica de instrumentos computacionais. A fundamentação teórica ancora-se em Castells, Lévy, Selwyn e Warschauer, pensadores fundamentais para compreender modificações socioculturais vinculadas às tecnologias informativas. As conclusões evidenciam que, não obstante o reconhecimento acerca das capacidades dessas ferramentas em engajar discentes e individualizar processos de ensino, existem obstáculos significativos: estrutura precária, disparidades no acesso tecnológico, formação docente inadequada, distrações ocasionadas pelos aparelhos e oposições institucionais. Frente a tal cenário, sugerem-se providências como investimentos na qualificação contínua de professores, elaboração de diretrizes públicas coerentes, universalização da conectividade e dos equipamentos digitais, definição de propósitos pedagógicos precisos e acompanhamento sistemático de resultados. Essas iniciativas podem potencializar vantagens e reduzir fragilidades, fomentando educação mais equânime e compatível com demandas contemporâneas. O estudo conclui que os instrumentos tecnológicos isoladamente não asseguram inovação pedagógica, demandando contextualização criteriosa, preparação docente consistente e combate às disparidades socioeconômicas que perpassam o sistema educativo brasileiro.
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Copyright (c) 2025 Ruiter Fidêncio Silva, Iris Augusto da Silva, Núbia Goreth Gonçalves Cordeiro Souza, Claudianne das Graças Miranda Correia Rosa, João Rodrigues dos Santos, Adriana de Fátima Pereira Silva, Rita de Cássia Pires Parreira, Diolina Pereira Rosa (Autor)

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