CURRÍCULO VERDE: INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Valquíria Antônia Alves Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil Autor
  • Kelcia Patrícia Batemarque Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil Autor
  • Siliana Castro Salviano de Almeida Paulino Martine Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil Autor
  • Neide Maria de Campos Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/7dwx4c83

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a inserção da sustentabilidade no ensino básico por meio do currículo verde. A pesquisa tratou do papel da formação docente, da aplicação de metodologias ativas e dos desafios institucionais enfrentados para a consolidação de práticas pedagógicas sustentáveis. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em publicações recentes disponíveis na plataforma CAPES, utilizando os termos ‘currículo verde’, ‘formação docente’, ‘educação ambiental’ e ‘metodologias ativas’. A análise evidenciou que a integração da sustentabilidade ao currículo escolar depende diretamente da formação crítica dos professores, da adoção de metodologias participativas e da superação de barreiras materiais e culturais. Observou-se, ainda, que experiências de compostagem e metareciclagem contribuíram para o desenvolvimento da consciência ecológica dos estudantes. Conclui-se que o currículo verde representa um instrumento pedagógico estratégico para a promoção da cidadania ambiental na educação básica, desde que acompanhado de políticas formativas e estruturais adequadas.

Biografia do Autor

  • Valquíria Antônia Alves, Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

  • Kelcia Patrícia Batemarque, Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

  • Siliana Castro Salviano de Almeida Paulino Martine, Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

  • Neide Maria de Campos, Universidade Federal de Rondonópolis, Brasil

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

Publicado

2025-12-08

Edição

Seção

Artigos