CURRÍCULO VERDE: INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.46550/7dwx4c83Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a inserção da sustentabilidade no ensino básico por meio do currículo verde. A pesquisa tratou do papel da formação docente, da aplicação de metodologias ativas e dos desafios institucionais enfrentados para a consolidação de práticas pedagógicas sustentáveis. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com base em publicações recentes disponíveis na plataforma CAPES, utilizando os termos ‘currículo verde’, ‘formação docente’, ‘educação ambiental’ e ‘metodologias ativas’. A análise evidenciou que a integração da sustentabilidade ao currículo escolar depende diretamente da formação crítica dos professores, da adoção de metodologias participativas e da superação de barreiras materiais e culturais. Observou-se, ainda, que experiências de compostagem e metareciclagem contribuíram para o desenvolvimento da consciência ecológica dos estudantes. Conclui-se que o currículo verde representa um instrumento pedagógico estratégico para a promoção da cidadania ambiental na educação básica, desde que acompanhado de políticas formativas e estruturais adequadas.
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Copyright (c) 2025 Valquíria Antônia Alves, Kelcia Patrícia Batemarque, Siliana Castro Salviano de Almeida Paulino Martine, Neide Maria de Campos (Autor)

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