APRENDIZADO EM BRAILLE E LIBRAS: MÚLTIPLOS CAMINHOS, UM SÓ DESTINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/n9szbb54Resumo
O artigo teve como objetivo analisar como o aprendizado em Braille e Libras pôde ser promovido como caminhos complementares para a inclusão escolar de estudantes com deficiência visual e auditiva. A investigação considerou a trajetória histórica e cultural dessas linguagens, o papel das tecnologias assistivas e as políticas públicas que sustentaram a perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir da leitura crítica de produções acadêmicas recentes, selecionadas em bases digitais. A análise demonstrou que o Braille e a Libras se constituíram como conquistas sociais e identitárias das comunidades envolvidas, rompendo com visões capacitistas e assegurando o direito de aprender em condições de equidade. Os resultados indicaram que as tecnologias assistivas ampliaram a autonomia e a participação dos estudantes, mas revelaram eficácia apenas quando integradas a projetos pedagógicos consistentes e acompanhadas por formação docente. Além disso, verificou-se que a Base Nacional Comum Curricular representou avanço normativo, embora ainda apresente limites de implementação em função da ausência de infraestrutura adequada e de profissionais capacitados. Concluiu-se que a inclusão escolar em Braille e Libras depende de articulação entre reconhecimento cultural, inovação pedagógica e efetivação de políticas públicas, configurando múltiplos caminhos para o mesmo destino: a democratização do acesso à educação.
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Copyright (c) 2025 Jorge José Klauch, Simone do Socorro Azevedo Lima, Maria Angélica Dornelles Dias, Glêibia Matos Albuquerque de Souza, Joanã Joaquim da Silva Gonçalves (Autor)

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