O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE ÀS TENDÊNCIAS DO E-LEARNING

Autores

  • Elessandra Mara Souza Lira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josenice Silva Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maurício Paz Bohrer MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Lúcia do Socorro Gomes Universidad Europea del Atlantico, Espanha Autor
  • Viviane Silva Reis MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lais Silva Reis MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fabiana da Silva Lani MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/cw2bsa24

Resumo

O presente artigo aborda o tema "O Papel do Professor e o Ambiente de Aprendizagem" no contexto do e-learning, com foco nas interações entre professor, tecnologia e estudantes diante das tendências educacionais. O objetivo principal é analisar como o papel do professor se configura nesse ambiente de aprendizagem tecnológico e discutir as dinâmicas e desafios decorrentes dessas interações. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica. No que diz respeito ao papel do professor no e-learning, destacou-se a importância de ser um facilitador, mediador e incentivador do uso crítico e reflexivo da tecnologia pelos estudantes. O professor deve ir além de simplesmente transmitir informações, buscando promover uma aprendizagem ativa e significativa, aproveitando o potencial das tecnologias como ferramentas para a construção do conhecimento. Nesse sentido, foi ressaltada a necessidade de adaptação às demandas do ensino mediado pela tecnologia, orientando e apoiando os estudantes em um ambiente de aprendizagem colaborativo e engajador.

Publicado

2025-11-25

Edição

Seção

Artigos