EDUCAÇÃO 5.0: ENTRE TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Noronha de Andrade Rabelo MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/sms5c149

Resumo

O artigo analisou as características da Educação 5.0, com o objetivo de investigar de que maneira esse paradigma, ao integrar inovação tecnológica e competências socioemocionais, contribuiu para práticas pedagógicas mais significativas e transformadoras. A discussão abordou o tema da Educação 5.0 como uma evolução das propostas anteriores, evidenciando sua relação com a Sociedade 5.0 e com metodologias inovadoras voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes. Destacou-se que esse modelo não se restringiu ao uso de recursos digitais, mas valorizou a humanização do processo educacional, estimulando criatividade, empatia e colaboração. A metodologia adotada configurou-se como pesquisa bibliográfica, fundamentada nos pressupostos de Gil (2010), que compreende a coleta, seleção e análise de produções acadêmicas sobre o objeto investigado, permitindo a construção de uma reflexão crítica e interpretativa. A análise foi organizada em uma seção principal e duas subseções: a primeira discutiu as características da Educação 5.0, a segunda analisou a formação docente necessária para esse contexto e a terceira examinou os ganhos, possibilidades e resultados da implementação desse modelo. Concluiu-se que a Educação 5.0 representou uma proposta capaz de equilibrar inovação tecnológica e formação humana, ao mesmo tempo em que exigiu preparo docente contínuo e práticas pedagógicas intencionais. Além disso, verificou-se que o fortalecimento desse paradigma dependeu do planejamento crítico e do alinhamento entre políticas educacionais, infraestrutura e capacitação de professores.Assim, reforçou-se a necessidade de ampliar estudos sobre o tema, a fim de fortalecer práticas inclusivas, criativas e adaptadas às demandas da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Noronha de Andrade Rabelo , MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologia Emergentes da Educação Must University

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Artigos