DESAFIOS DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/sme6pk25Resumo
A introdução das metodologias ativas no cenário educacional brasileiro tem promovido uma reconfiguração das práticas pedagógicas e exigido do professor um novo posicionamento frente ao processo de ensino e aprendizagem. Essas abordagens, que colocam o estudante como protagonista, exigem um planejamento diferenciado, domínio técnico e reflexão crítica por parte do docente. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os principais desafios enfrentados pelos professores na implementação das metodologias ativas, considerando aspectos estruturais, formativos e subjetivos. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, com base em autores como Schlichting e Heinzle, Gallo et al. e Cunha et al., que discutem os fundamentos teóricos e os impactos dessas práticas no cotidiano educacional. Os resultados apontaram que a ausência de formação continuada, a precariedade das condições institucionais e a resistência às mudanças dificultam a consolidação de práticas ativas. Verificou-se, ainda, que a mediação docente torna-se mais exigente, pois requer habilidades que nem sempre são desenvolvidas nos cursos de formação inicial. Conclui-se que a superação desses desafios depende de políticas públicas que valorizem a formação docente, incentivem a autonomia pedagógica e garantam condições adequadas de trabalho. Como proposta de continuidade, recomenda-se o aprofundamento de estudos sobre experiências formativas exitosas e estratégias institucionais que favoreçam a inovação crítica e sustentável na prática pedagógica.
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Copyright (c) 2025 Lais Silva Reis , Rita Edneia Costa Silva, Maurício Paz Bohrer, Aline Agapito, Fabiana da Silva Lani, Josenice Silva Santos, Viviane Silva Reis (Autor)

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