DESAFIOS DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Lais Silva Reis MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rita Edneia Costa Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maurício Paz Bohrer MUST University, Estados Unidos Autor
  • Aline Agapito MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fabiana da Silva Lani MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josenice Silva Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Viviane Silva  Reis MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/sme6pk25

Resumo

A introdução das metodologias ativas no cenário educacional brasileiro tem promovido uma reconfiguração das práticas pedagógicas e exigido do professor um novo posicionamento frente ao processo de ensino e aprendizagem. Essas abordagens, que colocam o estudante como protagonista, exigem um planejamento diferenciado, domínio técnico e reflexão crítica por parte do docente. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar os principais desafios enfrentados pelos professores na implementação das metodologias ativas, considerando aspectos estruturais, formativos e subjetivos. A investigação foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, com base em autores como Schlichting e Heinzle, Gallo et al. e Cunha et al., que discutem os fundamentos teóricos e os impactos dessas práticas no cotidiano educacional. Os resultados apontaram que a ausência de formação continuada, a precariedade das condições institucionais e a resistência às mudanças dificultam a consolidação de práticas ativas. Verificou-se, ainda, que a mediação docente torna-se mais exigente, pois requer habilidades que nem sempre são desenvolvidas nos cursos de formação inicial. Conclui-se que a superação desses desafios depende de políticas públicas que valorizem a formação docente, incentivem a autonomia pedagógica e garantam condições adequadas de trabalho. Como proposta de continuidade, recomenda-se o aprofundamento de estudos sobre experiências formativas exitosas e estratégias institucionais que favoreçam a inovação crítica e sustentável na prática pedagógica. 

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Artigos