NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: DESVENDANDO OS MECANISMOS DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/7s18z904Resumo
A intersecção entre neurociência e educação emerge como um campo de grande relevância, evidenciando como o conhecimento dos mecanismos cerebrais pode aprimorar práticas pedagógicas. A escolha deste tema justifica-se pela necessidade de entender como as descobertas nas ciências neurológicas impactam o aprendizado humano, possibilitando a promoção de ambientes educacionais mais eficazes. O objetivo principal do estudo é explorar as implicações da neurociência cognitiva na adoção de metodologias adaptadas a diferentes perfis de aprendizagem. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, onde se analisam pesquisas relevantes que discutem a neuroplasticidade e o papel das emoções no aprendizado. Os principais resultados revelam que a neuroplasticidade permite a criação de ambientes favoráveis ao aprendizado ativo, enquanto as emoções influenciam diretamente o engajamento dos alunos com o conteúdo. As conclusões mais relevantes apontam para a importância de integrar os conhecimentos neurocientíficos às metodologias de ensino, o que possibilita a personalização da aprendizagem para atender às necessidades individuais dos estudantes. A interligação entre teoria e prática destaca-se como um tema central, demonstrando que a neurociência atua como um facilitador na inovação educacional. A adoção de descobertas científicas na estrutura curricular pode produzir métodos de ensino mais eficientes e preparar melhor os educadores para as demandas atuais. Este resumo sintetiza as reflexões centrais do estudo, ressaltando a relevância da neurociência como um motor para transformações significativas no cenário educacional contemporâneo.
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Copyright (c) 2025 Márcio Rosário da Silva, Jordan Luis Artiaga Silva, Yamille Dantas de Melo, Albanita Ferreira Lima, Éllen Lisbôa Moreira Ribeiro (Autor)

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