O PAPEL DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E NOVAS COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/td4e4w22Resumo
A era digital transforma profundamente a prática docente, exigindo uma reavaliação do papel do professor. A escolha do tema se justifica pela necessidade de compreender as novas exigências que as tecnologias impõem aos educadores. O objetivo principal do estudo é analisar como as ferramentas digitais alteram a dinâmica educacional, promovendo novas competências pedagógicas. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, envolvendo a revisão de literatura especializada que abrange tanto as tecnologias educacionais quanto as estratégias de ensino pertinentes. Os principais resultados evidenciam que a formação contínua dos professores é essencial, uma vez que a rápida evolução tecnológica requer atualizações constantes nas práticas pedagógicas. Destaca-se a importância em ensinar com base em dados, permitindo a personalização do ensino e a promoção de um ambiente inclusivo que atenda às diversas necessidades de aprendizagem. Além disso, a exploração da ética e da segurança no ambiente virtual se mostra fundamental para garantir um espaço de aprendizagem seguro. As conclusões mais relevantes apontam que o papel do professor se expande, tornando-se não apenas um transmissor de conhecimento, mas um facilitador que inspira e empodera os alunos. A análise crítica das metodologias tradicionais se faz necessária, assim como a adaptação às novas tecnologias disponíveis. Desta forma, a prática docente contemporânea deve se alinhar com as demandas do século XXI, preparando os alunos para um mundo interconectado repleto de desafios e oportunidades. Esta exploração será aprofundada nas seções subsequentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francilino Paulo de Sousa, Gleicianne Sampaio de Almeida, Antonia Maria Fernandes de Sousa, Anne Karen Semprebom Schmidt, Jocelino Antonio Demuner (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.