EDUCAR NA ERA DAS TELAS: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A GERAÇÃO SCREENAGER
DOI:
https://doi.org/10.46550/wtm0gz25Resumo
O avanço acelerado das tecnologias digitais transformou profundamente os modos de ser, aprender e interagir, dando origem a uma geração que cresceu cercada por telas e interfaces conectadas. Conhecida como screenager, essa juventude apresenta habilidades técnicas amplas, mas também desafios significativos no que se refere à aprendizagem crítica, à estabilidade emocional e à construção de vínculos sociais. A exposição constante às mídias digitais alterou os padrões de atenção, leitura e convivência, impactando diretamente o ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo analisar criticamente os desafios impostos pela geração screenager à educação contemporânea, explorando suas características, impactos no desenvolvimento emocional e cognitivo, além de estratégias pedagógicas eficazes para potencializar o ensino nesse novo paradigma. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, por meio da análise de estudos publicados entre 2014 e 2023, selecionados nas bases SciELO e Portal de Periódicos da CAPES, em português e inglês. Foram utilizados termos como geração screenager, tecnologias digitais e cultura digital. Autores como Shapira et al. (2020), Strasburger (2019), Twenge (2017) e Livingstone (2018) fundamentaram a análise. Os resultados apontam que, embora a tecnologia traga oportunidades educacionais, seu uso desregulado está associado a dispersão, superficialidade cognitiva e fragilidades socioemocionais. Em contrapartida, quando integrada de forma crítica e intencional, pode favorecer aprendizagens ativas e significativas. O estudo conclui que a mediação docente e o investimento em metodologias inovadoras são essenciais para que a educação acompanhe as transformações do presente e contribua para a formação integral dos jovens.
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Copyright (c) 2024 Fernanda de Freitas Moura, Edileuza Lucena dos Santos, Eliana Rezende da Silva Cordeiro, Leila Ribeiro de Melo Martins, Alexandra Martins Roque, Elizeth Souza Rodrigues, Luzinete Vicente da Silva (Autor)

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