FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DA INOVAÇÃO: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/b55rtc35Resumo
A crescente presença das tecnologias digitais no cotidiano escolar revela desafios significativos para sua inserção efetiva no currículo das escolas públicas brasileiras. Apesar do convívio dos estudantes com recursos tecnológicos, esse contato nem sempre se traduz em práticas pedagógicas qualificadas, evidenciando uma lacuna entre as exigências de uma sociedade digital e a realidade educacional. Entre os principais entraves está a formação docente, ainda marcada por fragilidades no preparo técnico e pedagógico necessário ao uso eficiente das mídias digitais. Muitos professores relatam sentimentos de insegurança, sobrecarga e resistência, fatores que não decorrem de desinteresse, mas da ausência de políticas públicas contínuas e de apoio institucional. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização de tecnologias digitais no currículo escolar. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base em produções acadêmicas publicadas nos últimos sete anos, obtidas nas bases SciELO e Periódicos da CAPES. A análise concentrou-se em dois eixos centrais: formação docente e infraestrutura institucional, permitindo compreender as relações entre práticas pedagógicas, gestão escolar e políticas de inovação. Os resultados indicam que, embora haja esforços isolados, a ausência de um projeto pedagógico coletivo e de uma gestão comprometida limita o potencial transformador das tecnologias. Pesquisas futuras podem aprofundar o papel da escuta institucional e da colaboração entre pares na consolidação de uma cultura digital autêntica, sustentável e centrada na valorização do protagonismo docente.
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Copyright (c) 2024 Roberto Carlos Cipriani, Ana Cristina Rodrigues do Monte Quiares, Eliana Rezende da Silva Cordeiro, Willian Jose Silva, Rosana Campos de Castro Cardoso, Paulo José Domingos, Daniel Fernandes de , Giselly Abreu Guilherme (Autor)

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