INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA A DISTÂNCIA

Autores

  • Viviane Diniz Linhares MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rachel Sanchez de Souza da  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Daniela Assis Ferreira Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cássia Camilo Borges da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cíntia Almeida Borges MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra de Bessa  Arantes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosilaine Machado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Virgínia Gomes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Renata Araujo Guizzetti MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/kj4qx578

Resumo

Este estudo aborda a inserção da Inteligência Artificial (IA) no ensino de biologia a distância, visando explorar suas potencialidades e desafios. O problema investigado centra-se na forma como a IA pode ser integrada de maneira efetiva e ética no contexto educacional, para promover uma aprendizagem significativa. O objetivo geral é analisar as vantagens, desvantagens e os obstáculos enfrentados por docentes e estudantes na adoção da IA, além de sugerir caminhos para uma implementação bem-sucedida. O desenvolvimento do trabalho evidencia que a personalização do ensino, proporcionada pela IA, potencializa o engajamento e a eficiência do aprendizado, embora requeira superação de barreiras técnicas, pedagógicas e éticas. As considerações finais ressaltam a necessidade de uma abordagem equilibrada que harmonize as capacidades tecnológicas com as demandas humanas, enfatizando a importância da formação docente e da atenção às questões éticas. Conclui-se que a IA detém um potencial significativo para enriquecer o ensino de biologia a distância, desde que implementada de forma consciente e estratégica. 

Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Artigos