INTEGRAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE BIOLOGIA A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/kj4qx578Resumo
Este estudo aborda a inserção da Inteligência Artificial (IA) no ensino de biologia a distância, visando explorar suas potencialidades e desafios. O problema investigado centra-se na forma como a IA pode ser integrada de maneira efetiva e ética no contexto educacional, para promover uma aprendizagem significativa. O objetivo geral é analisar as vantagens, desvantagens e os obstáculos enfrentados por docentes e estudantes na adoção da IA, além de sugerir caminhos para uma implementação bem-sucedida. O desenvolvimento do trabalho evidencia que a personalização do ensino, proporcionada pela IA, potencializa o engajamento e a eficiência do aprendizado, embora requeira superação de barreiras técnicas, pedagógicas e éticas. As considerações finais ressaltam a necessidade de uma abordagem equilibrada que harmonize as capacidades tecnológicas com as demandas humanas, enfatizando a importância da formação docente e da atenção às questões éticas. Conclui-se que a IA detém um potencial significativo para enriquecer o ensino de biologia a distância, desde que implementada de forma consciente e estratégica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Viviane Diniz Linhares, Rachel Sanchez de Souza da Silva, Daniela Assis Ferreira Alves, Cássia Camilo Borges da Silva, Cíntia Almeida Borges , Sandra de Bessa Arantes, Rosilaine Machado , Virgínia Gomes, Renata Araujo Guizzetti (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.