AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/89kebm51Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar criticamente a avaliação de políticas públicas educacionais, focalizando seus fundamentos teóricos, implicações sociais e proposições metodológicas alternativas. Partindo do reconhecimento das limitações impostas pelo modelo tecnicista e gerencialista de avaliação predominante nas últimas décadas, investigou-se o modo como essa racionalidade repercute na formulação de instrumentos avaliativos normativos, excludentes e descontextualizados. A pesquisa, de natureza bibliográfica, baseou-se na leitura interpretativa de três artigos científicos recentes, com o intuito de articular as contribuições de autores que propõem abordagens críticas, éticas e situadas. Os resultados revelaram a existência de um campo de disputa conceitual e metodológica em torno do sentido da avaliação, evidenciando a necessidade de reposicionar o papel do avaliador como sujeito político e de romper com os paradigmas prescritivos disseminados por organismos multilaterais. Concluiu-se que a adoção de metodologias reflexivas e pluralistas constitui um caminho viável para a construção de avaliações comprometidas com a justiça social e com os direitos educacionais. O estudo também identificou lacunas que podem ser exploradas em investigações futuras, especialmente no que se refere à efetividade das propostas contra-hegemônicas em contextos escolares concretos.
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Copyright (c) 2024 Márcia Magaly Moreira de Miranda, Ludmilla Damasio Lima, Crisliane Celina do Prado Palazzin, Luciene Vieira de Souza, Haroldo Nascimento da Cruz (Autor)

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