A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES

Autores

  • Joanã Joaquim da Silva Gonçalves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Jania Aranda Corrêa Raimondi Centro Universitário Vale do Cricaré, Brasil Autor
  • Cinthia Camargo Morais Must University, Estados Unidos Autor
  • Lenilson Rodrigues do Nascimento Universidade Estadual do Ceará, Brasil Autor
  • Marlene da Silva Miranda Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pd84x585

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a importância da educação antirracista na formação de cidadãos conscientes, a partir da perspectiva da justiça social, da valorização da diversidade étnico-racial e do enfrentamento das estruturas discriminatórias no espaço escolar. Com base em uma abordagem qualitativa e em pesquisa bibliográfica, foram examinadas produções acadêmicas recentes sobre o tema, com ênfase em três textos que discutem a implementação da Lei 10.639/03, as práticas pedagógicas antirracistas e o processo de descolonização do currículo. A análise permitiu identificar que a educação antirracista constitui não apenas uma diretriz normativa, mas um fundamento estrutural para o desenvolvimento social, a formação crítica e a promoção de uma cidadania efetiva. Verificou-se, ainda, que a aplicação da Lei 10.639/03 é limitada por resistências institucionais, ausência de políticas formativas sistemáticas e permanência de epistemologias eurocêntricas nos currículos escolares. Concluiu-se que o fortalecimento da educação antirracista exige ações intersetoriais, reorganização curricular, formação docente contínua e engajamento político das redes de ensino. O estudo destaca, por fim, a necessidade de ampliar as pesquisas empíricas sobre os efeitos dessas práticas nos diferentes níveis da educação, contribuindo para a construção de uma escola pública democrática e plural.

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos