EDUCAÇÃO QUE SENTE E TRANSFORMA: O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL COMO FUNDAMENTO DA FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Rodrigo Rodrigues Pedra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Denis Wladiny Nunes de Sá MUST University, Estados Unidos Autor
  • Taydiana Maria Portela da Silveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Penélope Cassemiro dos Santos Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria de Lourdes Guimarães Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/ykk3mt30

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a importância do desenvolvimento socioemocional na educação básica, com ênfase na formação docente, nas intervenções pedagógicas e na integração dessa dimensão à proposta de educação integral. A pesquisa abordou a presença de competências socioemocionais, como empatia, autorregulação e cooperação, nas práticas escolares e sua relevância para a formação completa dos estudantes. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de natureza bibliográfica, fundamentada na análise de produções científicas recentes, teses, dissertações e documentos oficiais obtidos por meio de bases acadêmicas especializadas, como a SciELO. O estudo foi desenvolvido por meio da sistematização e interpretação crítica de referenciais teóricos nacionais e internacionais. Os resultados apontaram que a atuação docente qualificada, aliada a políticas públicas e currículos integradores, é determinante para o êxito das práticas socioemocionais na escola. Além disso, verificou-se que tais práticas impactam positivamente o desempenho acadêmico, a convivência e o bem-estar dos alunos, embora ainda enfrentem limitações estruturais, como a ausência de formação específica e o descompasso entre as diretrizes normativas e a realidade escolar. Concluiu-se que a consolidação de uma educação que articule razão e emoção requer planejamento institucional, formação continuada e articulação entre escola, família e comunidade.

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos