CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA: LIMITES, POSSIBILIDADES E FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/edamv573Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar o papel do Conselho Escolar na promoção da gestão democrática em escolas públicas municipais, com ênfase em sua atuação no planejamento institucional e na formação de lideranças escolares. O estudo abordou a temática da participação coletiva na educação, focalizando os limites e as possibilidades da atuação dos conselhos enquanto instâncias deliberativas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, com base em publicações recentes extraídas de bases como a SciELO, utilizando critérios de atualidade, relevância temática e aderência aos objetivos da investigação. O material selecionado foi organizado em categorias analíticas que permitiram interpretar os dados à luz de autores que discutem políticas educacionais participativas. Constatou-se que, embora formalmente constituídos, os Conselhos Escolares enfrentaram fragilidades operacionais e baixa autonomia, frequentemente condicionados à mediação da equipe gestora. Observou-se ainda que a ausência de formação contínua e o predomínio de práticas centralizadoras comprometeram seu papel no planejamento pedagógico e na construção de processos coletivos decisórios. Por outro lado, identificaram-se indícios de práticas participativas em contextos nos quais a direção escolar estimulou a corresponsabilidade e valorizou os espaços colegiados. Concluiu-se que a efetivação da gestão democrática depende da articulação entre legislação, formação e cultura institucional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciene Alves, Cacilda Inacio da Silva, Arlindo Moreira de Sousa, Flávio Italo Franceschi de Oliveira, Dulcinéia Ruy Nossa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.