LEITURA E ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PRÁTICAS FORMATIVAS ENTRE CULTURA, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/88yzs214Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar, à luz de referenciais teóricos contemporâneos, como a leitura e a escrita puderam ser integradas à prática pedagógica na primeira infância, de forma a promover o desenvolvimento integral do indivíduo. O estudo abordou a leitura como prática formativa desde os anos iniciais, discutiu a importância da parceria entre escola e família na construção do hábito leitor e refletiu sobre a articulação entre alfabetização, letramento e pensamento crítico. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento e análise de produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2025, localizadas por meio de descritores simples em bases como o Google Acadêmico. A análise do material permitiu constatar que práticas leitoras significativas, mediadas por professores e articuladas ao contexto familiar, contribuíram para o fortalecimento das capacidades linguísticas, cognitivas e sociais da criança. Concluiu-se que a leitura e a escrita, quando tratadas como práticas culturais e vivenciadas em situações concretas e dialógicas, favoreceram a constituição de sujeitos críticos e socialmente engajados. Além disso, observou-se que a efetividade dessas práticas exigiu intencionalidade pedagógica, articulação entre diferentes agentes educativos e reconhecimento da linguagem como instrumento de expressão, escuta e transformação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elivanio Alves Uchôa, Regilania Queiroz Souza, Ismael dos Santos Oliveira, Lucirene Rocha de Souza Reis, Maria Natividade Barbosa da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.