LEITURA E ESCRITA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PRÁTICAS FORMATIVAS ENTRE CULTURA, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Elivanio Alves Uchôa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Regilania Queiroz Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ismael dos Santos Oliveira Universidade da Amazônia, Brasil Autor
  • Lucirene Rocha de Souza Reis MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Natividade Barbosa da Silva Faculdade São Marcos, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/88yzs214

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar, à luz de referenciais teóricos contemporâneos, como a leitura e a escrita puderam ser integradas à prática pedagógica na primeira infância, de forma a promover o desenvolvimento integral do indivíduo. O estudo abordou a leitura como prática formativa desde os anos iniciais, discutiu a importância da parceria entre escola e família na construção do hábito leitor e refletiu sobre a articulação entre alfabetização, letramento e pensamento crítico. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento e análise de produções acadêmicas publicadas entre 2016 e 2025, localizadas por meio de descritores simples em bases como o Google Acadêmico. A análise do material permitiu constatar que práticas leitoras significativas, mediadas por professores e articuladas ao contexto familiar, contribuíram para o fortalecimento das capacidades linguísticas, cognitivas e sociais da criança. Concluiu-se que a leitura e a escrita, quando tratadas como práticas culturais e vivenciadas em situações concretas e dialógicas, favoreceram a constituição de sujeitos críticos e socialmente engajados. Além disso, observou-se que a efetividade dessas práticas exigiu intencionalidade pedagógica, articulação entre diferentes agentes educativos e reconhecimento da linguagem como instrumento de expressão, escuta e transformação.

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos