A INCLUSÃO DIGITAL E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE ARTE: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/40vmd875Resumo
O estudo em questão é uma pesquisa científica de natureza bibliográfica, que analisa a necessidade crescente de adaptar o ensino de Arte a um contexto educacional inclusivo e diversificado, com especial foco no uso das tecnologias digitais para garantir a participação efetiva de estudantes com necessidades especiais. A pesquisa reflete sobre como a integração dessas tecnologias pode ampliar as oportunidades pedagógicas, promovendo uma educação mais inclusiva. O trabalho baseia-se nas contribuições de teóricos como Moran (2015), Vygotsky (2007) e Barbosa (2008). Moran (2025) discute a importância de um ensino colaborativo e dinâmico, Vygotsky (2007) destaca a mediação no processo de aprendizagem, e Barbosa (2008) propõe uma abordagem triangular que integra apreciação, produção e contextualização artística, beneficiada pelo uso de tecnologias digitais. Essas tecnologias não apenas viabilizam o ensino inclusivo, mas também enriquecem o repertório cultural dos estudantes e ampliam as possibilidades de expressão artística. Embora as tecnologias digitais ofereçam grandes potencialidades para a inclusão no ensino de Arte, sua aplicação prática ainda enfrenta desafios, como a falta de formação docente e o acesso desigual às tecnologias. A pesquisa propõe investigar como essas ferramentas podem ser incorporadas ao ensino de Arte, criando um ambiente pedagógico dinâmico e interativo, favorecendo a criatividade, a autonomia e o protagonismo dos alunos. Além disso, destaca a importância da capacitação contínua dos educadores, para que integrem as tecnologias de maneira pedagógica e eficaz. A análise dos desafios e das potencialidades das tecnologias digitais no ensino de Arte conclui que, embora ainda existam obstáculos a serem superados, o uso dessas ferramentas pode promover um ensino mais democrático e acessível, contribuindo para a construção de uma educação mais equitativa e inclusiva. A pesquisa oferece importantes contribuições para a área da Educação Inclusiva, propondo soluções que podem ser aplicadas tanto na formação de educadores quanto na criação de políticas públicas voltadas à inclusão no ensino de Arte.
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Copyright (c) 2025 Marcio Paulo Rezende, Sheila Borges da Silva, Rosangela Rita Ferreira, Danyella de Paula Silveira, Jane Lúcia Rezende de Melo, Maria Valéria Pereira de Jesus, Rubjane da Costa Campos Santos, Cláudia Regina de Amorim Lima (Autor)

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