FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA REDE ESTADUAL DE GOIÁS

Autores

  • Jane Lúcia Rezende de Melo Must University, Estados Unidos Autor
  • Edilva Ferreira Angelino Must University, Estados Unidos Autor
  • Nilva Vieira de Melo Must University, Estados Unidos Autor
  • Eliane Nunes Campos Rodrigues Must University, Estados Unidos Autor
  • Isabel Cristina da Silva Vieira Must University, Estados Unidos Autor
  • Márcia Maria Rosa Must University, Estados Unidos Autor
  • Cláudia Regina de Amorim Lima Must University, Estados Unidos Autor
  • Tais Alexandre  Baptista MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/85m3fz87

Resumo

Este artigo objetiva discorrer sobre os desafios da formação continuada em serviço dos professores da Rede Estadual de Educação de Goiás. Nesse sentido, a capacitação dos educadores por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) proporciona, um ensino de excelência na rede proporcionando aos alunos um ensino de qualidade. Vemos a importância das tecnologias que demonstra a evolução dos paradigmas educacionais para além dos tempos. Proporcionando, incentivando a participação dos alunos através de uma variedade de formatos interativos e acesso aos conhecimentos independentemente de obstáculos. Para atingir a excelência na educação, é necessário superar os obstáculos e aproveitar as oportunidades, por meio da formação de professores ofertada pela Secretaria Estadual de Goiás, por meio da escola de formação CEPFOR, muitos professores têm mudado a sua concepção de dar aulas, incluindo as Tecnologias em suas metodologias. Abordaremos os programas que a SEDUC tem ofertado aos professores e alunos para que haja um ensino de qualidade. Trago como objetivo geral, analisar, por meio de uma revisão bibliográfica, os desafios e possibilidades para uma educação de qualidade na rede Estadual de Goiás por meio do uso das TICs. O estudo concentrou-se em bases de fontes acadêmicas confiáveis, principalmente o Google Acadêmico e SciELO. Utilizou-se os seguintes termos de busca: “Formação de Professores em Goiás” “Educação digital” e “TICs na Educação”. Nesse sentido, justifica-se a relevância deste trabalho, pois, ele pretende contribuir para a reflexão e construção de conhecimentos sobre como podemos superar tais desafios, o que seria essencial para uma integração tecnológica justa aos nossos alunos.

Publicado

2025-06-03

Edição

Seção

Artigos