A VOZ DOS POVOS ORIGINÁRIOS: EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/7jahd137Resumo
Este estudo investigou a efetividade das políticas públicas educacionais para a preservação da cultura indígena nas escolas, com o objetivo de analisar como essas políticas têm sido implementadas e se estão alcançando seus objetivos de preservar as tradições culturais dos povos indígenas. A pesquisa foi de caráter qualitativo, com uma abordagem bibliográfica, utilizando fontes acadêmicas e documentos oficiais sobre a educação indígena no Brasil. Os resultados mostraram que, embora existam avanços na legislação e em algumas práticas educacionais, a implementação dessas políticas enfrenta desafios significativos, como a resistência das instituições educacionais, a falta de infraestrutura e a escassez de professores capacitados. A análise indicou que a participação ativa das comunidades indígenas na educação e a valorização do conhecimento ancestral nas escolas são fundamentais para garantir a preservação cultural. No entanto, o estudo também evidenciou que as políticas educacionais, em muitos casos, não refletem as especificidades culturais das comunidades indígenas, e a educação ainda é centrada em modelos tradicionais. As considerações finais apontaram a necessidade de mais investimentos em formação de professores, adaptação do currículo e infraestrutura das escolas, além de fortalecer a participação das comunidades indígenas na formulação das políticas educacionais. A pesquisa também sugeriu a realização de estudos adicionais sobre o impacto das tecnologias digitais na educação indígena e na preservação cultural.
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Copyright (c) 2025 Dilçon Souza Leão, Anaias Alvides de Lima, José Wellington Ferreira, Marcirene Chagas Sampaio, Gilcélia Teles Viana (Autor)

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