VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ALCANCE DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS, CAMPUS FORMOSO
DOI:
https://doi.org/10.46550/tzsbjm95Resumo
Este artigo apresenta os principais resultados de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo apreender o alcance da Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Tocantins, com foco no eixo de serviços essenciais, no Campus Formoso, durante o desafiador período pandêmico de Covid-19, entre 2020 e 2022. Utiliza-se da abordagem metodológica quali-quantitativa, de natureza aplicada e com fins descritivos-analíticos, fundamentada em estudos bibliográficos, análise documental e orientada pelo materialismo histórico-dialético. A pesquisa utilizou uma abordagem censitária, com amostragem estratificada, envolvendo o universo de trezentos e quarenta e quatro estudantes beneficiários. A análise dos dados baseou-se na técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados revelaram uma oscilação no financiamento do Programa Nacional de Assistência Estudantil como resultado de decisões políticas e econômicas que priorizam a contenção de gastos em detrimento do atendimento universal dos estudantes em situação de vulnerabilidade. Ajustes nos critérios institucionais reduziram a cobertura dos estudantes atendidos justamente no momento em que aumentava a proporção de estudantes elegíveis, o que exacerbou ainda mais a demanda reprimida. Por outro lado, observou-se melhora no desempenho acadêmico, com aumento das taxas de aprovação e diminuição nos índices de reprovação e evasão entre os estudantes beneficiários, especialmente após a transição do ensino remoto para o presencial, sugerindo impacto positivo da assistência estudantil no desempenho acadêmico. Conclui-se que a assistência estudantil se insere como peça-chave nas dinâmicas de transformação social, refletindo as contínuas lutas por justiça social e equidade no Brasil.
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