O USO DO TEXTO MULTIMÍDIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rosângela de Castro Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lívia Leto de Mendonça Lopes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marlene Regina Neris de Melo Lopes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andréia Rodrigues Neves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Caroline Menezes Gouveia Araújo Borba MUST University, Estados Unidos Autor
  • Clenia Maria Dantas de Oliveira Alcântara MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciana Ferreira de Freitas  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Albelmaria Gomes Fonseca MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/7a52q220

Resumo

A integração de tecnologias digitais permite que os alunos acessem informações de maneira mais dinâmica e interativa, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo, sobretudo no ensino de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. Assim, problematiza-se: quais as contribuições do texto multimídia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Médio? O objetivo geral da pesquisa é analisar como o texto multimídia contribui com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. Objetivos específicos: conceituar texto multimídia no processo de ensino e aprendizagem; examinar os benefícios e desafios da aplicação do texto multimídia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Médio; analisar as possibilidades de práticas pedagógicas relacionando o texto multimídia no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica. A análise dos dados permitidos identificar como o uso de textos multimodais, como vídeos, infográficos e Podcasts, pode envolver os estudantes, tornar o ensino mais dinâmico e promover o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica. Constatou-se, ainda, que, embora haja benefícios claros, como o aumento do interesse dos alunos e a diversificação das estratégias de ensino, existem desafios como a resistência de alguns educadores em adotar essas novas abordagens e a falta de formação continuada em novas metodologias. Concluindo, a pesquisa aponta que a integração de textos multimodais no Ensino Médio é uma estratégia eficaz, mas que requer a superação de obstáculos relacionados infraestrutura e formação docente.

Publicado

2025-06-01

Edição

Seção

Artigos