INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: A CONVERGÊNCIA ENTRE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Christiane Diniz Guimarães Must University, Estados Unidos Autor
  • Laura Elice de Souza Ferreira Miranda Must University, Estados Unidos Autor
  • Henrique Diovanni Ferreira Souza Must University, Estados Unidos Autor
  • Fabiana Moreira da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Adriano Valter Dornelles Dias Universidade do Estado do Mato Grosso, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/hz4vym13

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a integração entre metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino superior, investigando como essa associação pode potencializar o processo de aprendizagem e promover um ambiente mais dinâmico e interativo. As metodologias ativas foram apresentadas como abordagens que estimulam a autonomia dos estudantes, incentivando o pensamento crítico, a colaboração e a resolução de problemas. Paralelamente, as tecnologias digitais ofereceram suporte a essas práticas ao ampliar o acesso ao conhecimento, personalizar trajetórias de aprendizagem e fortalecer a participação ativa dos estudantes. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma investigação bibliográfica, conforme Prodanov e Freitas (2013), a fim de compreender a interseção entre as abordagens pedagógicas inovadoras e os recursos tecnológicos, por meio da análise de publicações científicas relevantes. Além disso, foram discutidos exemplos práticos da aplicação dessas metodologias no ensino superior, incluindo a Sala de Aula Invertida, a Aprendizagem Baseada em Problemas e o Design Thinking. Os resultados apontaram que a convergência entre metodologias ativas e tecnologias digitais favorecem a construção de um ensino mais flexível, acessível e alinhado às necessidades contemporâneas. Concluiu-se que a implementação dessas estratégias exige planejamento estruturado e mudanças na cultura educacional, de modo a garantir a efetividade das práticas pedagógicas. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para a reflexão sobre o impacto dessas abordagens na formação acadêmica e incentive novas pesquisas sobre sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais.

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos