METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INOVAÇÃO NO ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Autor
  • Vera Lucia Kochen São Luís University, Estados Unidos Autor
  • Fernanda Furtado Simião Gimenes Universidade Federal Fluminense, Brasil Autor
  • Denise Ferreira Mendonça dos Anjos Must University, Estados Unidos Autor
  • João Antonilson de Sousa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/710dqh25

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais no contexto educacional, destacando as mudanças que essa integração proporcionou para alunos e professores. A pesquisa abordou a evolução do ensino tradicional para abordagens inovadoras, enfatizando como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) potencializaram o aprendizado ativo, promovendo maior autonomia e participação dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, conforme caracterizada por Cervo e Bervian, baseada na análise de publicações acadêmicas que discutiram a aplicação das metodologias ativas no ambiente escolar. Foram explorados conceitos fundamentais sobre o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem e apresentados exemplos de metodologias ativas, como o Design Thinking e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com a demonstração de sua aplicação prática em sala de aula por meio de ferramentas digitais. Constatou-se que a combinação entre metodologias ativas e tecnologia transformou a interação educacional, proporcionando novas formas de construção do conhecimento e ampliando as possibilidades de ensino. No entanto, evidenciou-se que a efetividade dessa integração depende de fatores como formação docente, acesso às tecnologias e adaptação curricular. Dessa forma, concluiu-se que a relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais representa um avanço significativo no ensino, mas demanda pesquisas adicionais para aprofundar seus impactos e desafios.

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos