METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: INOVAÇÃO NO ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM PARTICIPATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/710dqh25Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais no contexto educacional, destacando as mudanças que essa integração proporcionou para alunos e professores. A pesquisa abordou a evolução do ensino tradicional para abordagens inovadoras, enfatizando como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) potencializaram o aprendizado ativo, promovendo maior autonomia e participação dos estudantes. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, conforme caracterizada por Cervo e Bervian, baseada na análise de publicações acadêmicas que discutiram a aplicação das metodologias ativas no ambiente escolar. Foram explorados conceitos fundamentais sobre o impacto das tecnologias digitais na aprendizagem e apresentados exemplos de metodologias ativas, como o Design Thinking e a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com a demonstração de sua aplicação prática em sala de aula por meio de ferramentas digitais. Constatou-se que a combinação entre metodologias ativas e tecnologia transformou a interação educacional, proporcionando novas formas de construção do conhecimento e ampliando as possibilidades de ensino. No entanto, evidenciou-se que a efetividade dessa integração depende de fatores como formação docente, acesso às tecnologias e adaptação curricular. Dessa forma, concluiu-se que a relação entre metodologias ativas e tecnologias digitais representa um avanço significativo no ensino, mas demanda pesquisas adicionais para aprofundar seus impactos e desafios.
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Copyright (c) 2025 Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Vera Lucia Kochen, Fernanda Furtado Simião Gimenes, Denise Ferreira Mendonça dos Anjos, João Antonilson de Sousa Filho (Autor)

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