O DESAFIO DO ESTUDANTE DO ENSINO EAD: USO DO AMBIENTE AVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/x7mfmv93Resumo
A Educação a Distância (EaD) expandiu-se significativamente, proporcionando acesso ao conhecimento para um público diverso. No entanto, um dos grandes desafios enfrentados pelos estudantes foi a utilização eficaz dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Esses espaços digitais exigiram autonomia, disciplina e habilidades tecnológicas, fatores que impactaram diretamente no desempenho acadêmico. Além disso, a falta de suporte adequado e a dificuldade de interação com os conteúdos e colegas comprometeram a experiência de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos estudantes da Educação a Distância no uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, destacando as principais dificuldades e estratégias para superá-las. Para isso, foi adotada uma metodologia bibliográfica, na qual foram revisados artigos científicos, livros e documentos oficiais que abordaram a EaD, o papel dos AVAs e as dificuldades encontradas pelos estudantes. A análise desses materiais possibilitou a compreensão dos obstáculos recorrentes e a identificação de possíveis soluções com base em experiências documentadas na literatura. Os desafios enfrentados pelos estudantes no uso dos AVAs evidenciaram a necessidade de maior suporte institucional e capacitação para a utilização desses ambientes. A autonomia e o desenvolvimento de habilidades digitais mostraram-se fundamentais para o sucesso na EaD. Dessa forma, os investimentos na formação tanto dos estudantes quanto dos docentes, bem como na melhoria contínua dos AVAs, foram essenciais para uma experiência educacional mais eficiente e inclusiva.
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Copyright (c) 2025 Rosemaria Franco Silva, Rosangela Ribeiro Viana , Márcia Maymone de Lima , Erimárcia Simões de Oliveira Lima , Ariel Sodré Dias , Elisete Soares Voiticzki , Gisele Roberta da Silva Cunha, Rose Cristina Alves Nascimento Roehrig (Autor)

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