INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) EM CURSOS À DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/3xcawp39Resumo
Aborda sobre a inteligência artificial e sua introdução no ensino à distância, modalidade educativa que tem se popularizado em virtude do avanço da tecnologia informacional. Objetiva analisar a inserção da IA no ensino, apontando vantagens, desvantagens e desafios que permeiam o processo, além de descrever uma utilização prática da inserção da IA no ensino. Utilizou-se como método, o estudo bibliográfico de abordagem exploratória e natureza qualitativa. Analisa e reflete a inserção da IA tendo como fundamento, as contribuições de Costa; Filho e Júnior, (2019); Santana (2019) e Vicari (2019). O ensino à distância é o que ocorre sem o contato físico entre educador e educando, ao longo de seu desenvolvimento, veio empregando recursos distintos. Na atualidade, apropriou-se dos recursos tecnológicos e tem sido disponibilizada através dos ambientes virtuais de aprendizagens. Ambientes que dependem de forma direta de recursos e suportes digitais e tem, na aplicação da IA, grande potencialidade para expandir e qualificar ainda mais as experiências dos educandos. A IA já é aplicada na EaD, mas, no ensino híbrido/presencial, ainda que alavancar. A relevância da incorporação da IA, recai-se sobre o desencadeamento de maior engajamento, autonomia, flexibilidade, praticidade, mas, essa incorporação não se isenta de desvantagens como a falta de interação, de momentos de discussão e troca de informações que é muito enriquecedor. Esbarra-se ainda em desafios como a necessidade ampliar o conhecimento acerca da funcionalidade e uso da IA e como esta pode ser utilizada para potencializar o ensino, tendo como modelo a ação desenvolvida pela Escola Bosque.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kely Moreira Pereira da Rocha Nobre, Joana Darc Ferreira Martins, Norma Suely Bomtempo e Souza, Elen Costa Ferreira, Jana Beatriz dos Santos, Josildo Alves dos Santos Sobral, Gabriel Sérgio Lopes Caetano, Andréia de Cássia Mesavila (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.