INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) EM CURSOS À DISTÂNCIA

Autores

  • Kely Moreira Pereira da Rocha  Nobre MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joana Darc Ferreira Martins MUST University, Estados Unidos Autor
  • Norma Suely Bomtempo e Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elen Costa Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jana Beatriz dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josildo Alves dos Santos Sobral MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gabriel Sérgio Lopes Caetano MUST University, Estados Unidos Autor
  • Flávia Ferreira Maia Alves MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/3xcawp39

Resumo

Aborda sobre a inteligência artificial e sua introdução no ensino à distância, modalidade educativa que tem se popularizado em virtude do avanço da tecnologia informacional. Objetiva analisar a inserção da IA no ensino, apontando vantagens, desvantagens e desafios que permeiam o processo, além de descrever uma utilização prática da inserção da IA no ensino. Utilizou-se como método, o estudo bibliográfico de abordagem exploratória e natureza qualitativa. Analisa e reflete a inserção da IA tendo como fundamento, as contribuições de Costa; Filho e Júnior, (2019); Santana (2019) e Vicari (2019). O ensino à distância é o que ocorre sem o contato físico entre educador e educando, ao longo de seu desenvolvimento, veio empregando recursos distintos. Na atualidade, apropriou-se dos recursos tecnológicos e tem sido disponibilizada através dos ambientes virtuais de aprendizagens. Ambientes que dependem de forma direta de recursos e suportes digitais e tem, na aplicação da IA, grande potencialidade para expandir e qualificar ainda mais as experiências dos educandos. A IA já é aplicada na EaD, mas, no ensino híbrido/presencial, ainda que alavancar. A relevância da incorporação da IA, recai-se sobre o desencadeamento de maior engajamento, autonomia, flexibilidade, praticidade, mas, essa incorporação não se isenta de desvantagens como a falta de interação, de momentos de discussão e troca de informações que é muito enriquecedor. Esbarra-se ainda em desafios como a necessidade ampliar o conhecimento acerca da funcionalidade e uso da IA e como esta pode ser utilizada para potencializar o ensino, tendo como modelo a ação desenvolvida pela Escola Bosque.

Publicado

2025-06-14

Edição

Seção

Artigos