A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: IMPLICAÇÕES NO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.46550/g7tzz846Resumo
A gamificação no aprendizado se destaca como uma abordagem inovadora que utiliza elementos de jogos para engajar e motivar os alunos em ambientes educacionais. A escolha deste tema justifica-se pela crescente adoção de técnicas de gamificação em diversas instituições de ensino, especialmente em resposta à necessidade de tornar o aprendizado mais interativo e atraente. O objetivo principal do estudo é analisar as implicações da gamificação no processo de ensino-aprendizagem, considerando suas vantagens e desafios. A metodologia adotada consiste em uma abordagem bibliográfica, revisando literatura recente sobre o tema e coletando dados de estudos de caso que ilustram a implementação da gamificação em diferentes contextos educacionais. Os principais resultados indicam que a gamificação melhora o engajamento dos alunos e a eficácia do aprendizado, promovendo um ambiente mais dinâmico e colaborativo. Além disso, a pesquisa revela que a implementação bem-sucedida da gamificação depende da formação adequada de educadores e do alinhamento das atividades gamificadas aos objetivos de aprendizado. As conclusões mais relevantes apontam que a gamificação não apenas transforma a dinâmica da sala de aula, mas também prepara os alunos para um futuro em que habilidades de colaboração, resolução de problemas e pensamento crítico são cada vez mais valorizadas. Dessa forma, a gamificação se estabelece como uma estratégia viável e necessária para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Terezinha da Silva, Gilvia de Paula Bolentine Alves, Claudia Virginia Santos Cavalcante , Cynara Cristiane Noronha Moreira , Fernanda Pereira dos Santos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.