O PAPEL ESTRATÉGICO DOS GESTORES EDUCACIONAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DE AMBIENTES DE E-LEARNING: UMA ANÁLISE INTEGRADA
DOI:
https://doi.org/10.46550/3h74de93Resumo
Este artigo explora o papel crítico dos gestores educacionais na implementação e gestão de ambientes de E-learning, destacando como essas decisões impactam a eficácia da educação digital. Através de uma revisão de literatura, foram examinadas as competências necessárias para gestores educacionais efetivamente administrarem esses ambientes, bem como as características que os ambientes de E-learning devem possuir para atender às necessidades de aprendizagem modernas. A análise focou na importância da personalização do ensino, flexibilidade, interatividade, e acessibilidade, mostrando como esses fatores influenciam positivamente o engajamento e a motivação dos estudantes. Os resultados indicam que a escolha e a administração cuidadosa das tecnologias de E-learning por parte dos gestores são fundamentais para garantir que os benefícios da educação digital sejam maximizados. A conclusão reforça a necessidade de os gestores não apenas entenderem as ferramentas tecnológicas, mas também as abordagens pedagógicas que melhor apoiam o aprendizado digital, enfatizando um papel que é tanto técnico quanto estratégico. Este estudo sublinha a importância de uma liderança educacional que integre tecnologia e pedagogia para criar ambientes de aprendizado eficazes e inclusivos.
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