PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS
DOI:
https://doi.org/10.46550/1e7ynf02Resumo
O design instrucional é uma área crucial na educação atual, devido à crescente integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e à expansão da educação a distância. Este estudo tem como objetivo explorar as práticas de design instrucional, analisando tanto suas vantagens, como o aumento do engajamento e a personalização do ensino, quanto os desafios, incluindo o custo e a complexidade de implementação. A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise detalhada de diversas fontes acadêmicas, visando construir uma compreensão sólida sobre o impacto do design instrucional no contexto educacional. Modelos como o ADDIE e o SAM foram analisados por sua capacidade de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma abordagem sistemática para a criação de materiais educativos mais eficazes. Conclui-se que o design instrucional desempenha um papel essencial na promoção de experiências de aprendizagem significativas e no aumento da autonomia dos alunos, sendo uma ferramenta estratégica para educadores e gestores na adaptação às demandas da educação moderna. Apesar dos desafios, o design instrucional se apresenta como um recurso poderoso para potencializar a aprendizagem, personalizar o ensino e tornar o ambiente educacional mais acessível e inclusivo.
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Copyright (c) 2025 Suelena de Souza Silva, Sara de Moraes Gallo, Girlene Carvalho dos Santos, Elisângela Rosa Sobral da Silva, Juliana Rosa Sobral, Mateus Soares de Oliveira, Carliano Mendes Parente (Autor)

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