PRÁTICAS DO DESIGN INSTRUCIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Autores

  • Suelena de Souza Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sara de Moraes Gallo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Girlene Carvalho dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elisângela Rosa Sobral da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliana Rosa Sobral MUST University, Estados Unidos Autor
  • Mateus Soares de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carliano Mendes Parente MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/1e7ynf02

Resumo

O design instrucional é uma área crucial na educação atual, devido à crescente integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e à expansão da educação a distância. Este estudo tem como objetivo explorar as práticas de design instrucional, analisando tanto suas vantagens, como o aumento do engajamento e a personalização do ensino, quanto os desafios, incluindo o custo e a complexidade de implementação. A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica, que permitiu uma análise detalhada de diversas fontes acadêmicas, visando construir uma compreensão sólida sobre o impacto do design instrucional no contexto educacional. Modelos como o ADDIE e o SAM foram analisados por sua capacidade de estruturar o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma abordagem sistemática para a criação de materiais educativos mais eficazes. Conclui-se que o design instrucional desempenha um papel essencial na promoção de experiências de aprendizagem significativas e no aumento da autonomia dos alunos, sendo uma ferramenta estratégica para educadores e gestores na adaptação às demandas da educação moderna. Apesar dos desafios, o design instrucional se apresenta como um recurso poderoso para potencializar a aprendizagem, personalizar o ensino e tornar o ambiente educacional mais acessível e inclusivo.

Publicado

2025-06-20

Edição

Seção

Artigos