GESTÃO EDUCACIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS: LIDERANÇA E DESAFIOS NO E-LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.46550/xt543981Resumo
Este trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica que explora o papel crucial do gestor educacional em ambientes E-learning, destacando como suas ações estratégicas e inovadoras podem otimizar os benefícios educacionais dessa plataforma. Este estudo também examina as responsabilidades do gestor, que incluem a gestão pedagógica, administrativa e de comunidade, e como estas impactam a qualidade do ensino e a experiência de aprendizagem. Indica a integração de tecnologias emergentes na educação e como o ambiente E-learning reconfigura os paradigmas tradicionais de ensino, promovendo interatividade, flexibilidade, personalização da aprendizagem, além de suporte e avaliação contínua. Aponta que o gestor educacional é essencial na seleção e implementação de tecnologias adequadas, definição de estratégias pedagógicas e integração com o currículo, no estabelecimento de políticas claras, na promoção de um ambiente educacional que oferta a formação e suporte aos professores, que fomenta a inovação e a melhoria contínua. Salienta que para o sucesso do ambiente E-learning, é vital o gestor adaptar-se às mudanças tecnológicas e pedagógicas, mantendo-se focado nos objetivos de aprendizagem e nas necessidades dos alunos. O trabalho conclui que o sucesso de um ambiente E-learning, provém da liderança eficaz do gestor educacional, cujo papel transcende a administração habitual para incluir a liderança em transformação e inovação, o gestor que é capaz de integrar essa tecnologia com os objetivos pedagógicos da instituição de ensino, garante uma experiência educacional de qualidade, significativa e adaptativa, preparando os estudantes para os desafios do futuro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daiana Cardoso , Girlene Carvalho dos Santos , Juliana Rosa Sobral , Elisângela Rosa Sobral da Silva , Carliano Mendes Parente , Fabio Zoppé Lima , Vitor da Silva Moreira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.