GESTÃO EDUCACIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS: LIDERANÇA E DESAFIOS NO E-LEARNING

Autores

  • Daiana Cardoso MUST University, Estados Unidos Autor
  • Girlene Carvalho dos  Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliana Rosa Sobral MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elisângela Rosa Sobral da  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carliano Mendes Parente MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fabio Zoppé Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vitor da Silva Moreira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/xt543981

Resumo

Este trabalho realiza uma pesquisa bibliográfica que explora o papel crucial do gestor educacional em ambientes E-learning, destacando como suas ações estratégicas e inovadoras podem otimizar os benefícios educacionais dessa plataforma. Este estudo também examina as responsabilidades do gestor, que incluem a gestão pedagógica, administrativa e de comunidade, e como estas impactam a qualidade do ensino e a experiência de aprendizagem. Indica a integração de tecnologias emergentes na educação e como o ambiente E-learning reconfigura os paradigmas tradicionais de ensino, promovendo interatividade, flexibilidade, personalização da aprendizagem, além de suporte e avaliação contínua. Aponta que o gestor educacional é essencial na seleção e implementação de tecnologias adequadas, definição de estratégias pedagógicas e integração com o currículo, no estabelecimento de políticas claras, na promoção de um ambiente educacional que oferta a formação e suporte aos professores, que fomenta a inovação e a melhoria contínua. Salienta que para o sucesso do ambiente E-learning, é vital o gestor adaptar-se às mudanças tecnológicas e pedagógicas, mantendo-se focado nos objetivos de aprendizagem e nas necessidades dos alunos. O trabalho conclui que o sucesso de um ambiente E-learning, provém da liderança eficaz do gestor educacional, cujo papel transcende a administração habitual para incluir a liderança em transformação e inovação, o gestor que é capaz de integrar essa tecnologia com os objetivos pedagógicos da instituição de ensino, garante uma experiência educacional de qualidade, significativa e adaptativa, preparando os estudantes para os desafios do futuro.

Publicado

2025-06-21

Edição

Seção

Artigos