TECNOLOGIAS E APLICAÇÕES DE ENSINO A DISTÂNCIA: O ESTUDANTE, O DOCENTE, A INCLUSÃO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS EAD

Autores

  • Eloide Belarmina da Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Genival Campana Vedoi MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grasiane Galter Campana MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Cristina Rodrigues de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sebastião Evangelista dos Anjos MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/btnfem03

Resumo

O objetivo geral é apresentar concepções teóricas sobre a tecnologia aplicada a educação a distância. Essa revolucionou o ensino, tornando-o mais acessível e interativo. Os estudantes assumem um papel ativo em seu aprendizado, desenvolvendo autonomia e habilidades de autogerenciamento. Já os docentes atuam como facilitadores, utilizando ferramentas digitais para criar um ambiente colaborativo e engajador. A inclusão é um aspecto fundamental na EaD, pois a tecnologia permite que alunos com diferentes habilidades e necessidades tenham acesso à educação, por meio de recursos adaptados, como legendas e materiais acessíveis. A inteligência artificial (IA) também desempenha um papel importante, personalizando a experiência de aprendizado e analisando dados para identificar dificuldades dos alunos, permitindo intervenções mais eficazes. Assim, a EaD, com o suporte da tecnologia e da IA, promove um ambiente educacional flexível, inclusivo e centrado no aluno. A metodologia utilizada é pesquisa de revisão bibliográfica com recurso metodológico, para uma análise mais objetiva de materiais publicados na literatura e artigos científicos publicados no meio eletrônico. O texto final é firmado nas concepções de autores como: Andrade et al., (2021), Rocha, (2020), Dantas & Castro (2020), entre outros. Diante do exposto, conclui que, a tecnologia desempenha um papel transformador nas práticas educacionais a distância, proporcionando tanto oportunidades quanto desafios. A contínua adaptação e inovação serão fundamentais para o êxito da educação a distância nos próximos anos, assegurando que todos os educandos tenham acesso igualitário às ferramentas necessárias para seu aprendizado.

Biografia do Autor

  • Eloide Belarmina da Costa, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Pedagogia pela Ulbra; Pós Graduação em Educação infantil e Educação de Jovens E Adultos pela FAMA. 

  • Genival Campana Vedoi, MUST University, Estados Unidos

    Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Matemática. Pós Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar. 

  • Grasiane Galter Campana, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Pedagogia, Letras e Literatura da Língua Portuguesa. Pós-Graduação em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar.

  • Maria Cristina Rodrigues de Souza, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Geografia pela UNIP - Universidade Paulista; Ciências Biológica pela Faculdade Única De Ipatinga; Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga; Pós Graduação em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes.

  • Sebastião Evangelista dos Anjos, MUST University, Estados Unidos

    Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University. Graduação em Pedagogia pela UNIP - Universidade Paulista; História pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna – ISEIB e Educação Física pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell; Pós Graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil pela Universidade Candido Mendes. 

Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

Artigos