DOCÊNCIA EM TEMPOS DIGITAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO DO E-LEARNING

Autores

  • Kenea Soares Costa Teixeira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vitor da Silva Moreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Monica da Costa Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Thais Brunelli de Souza Coelho Jacobsen MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grasiele Merlo Bueno Luchi MUST University, Estados Unidos Autor
  • Angela Cristina das Chagas MUST University, Estados Unidos Autor
  • Silvânia Bastos da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Aparecida Pereira Salgado MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/8sy9sk20

Resumo

Pretende-se com este texto refletir acerca dos conceitos e princípios do papel do docente no e-learning, para fomentar práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras no processo educativo. Também apresenta a relevância da formação docente para o uso de métodos de ensino em contexto on-line, com enfoque para o ambiente de aprendizagem tecnológico como gerador de uma aprendizagem significativa, e a necessidade da capacitação docente para a aplicabilidade deste em sala de aula virtual e presencial. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica em livros e produções científicas disponibilizados no Google Acadêmico e Scielo (Scientific Electronic Library Online) sobre o papel do professor digital em ambientes on-line e presencial diante as tendencias educacionais. Para fins da organização do texto, as seções foram divididas em: a) introdução; b) a integração da docência aos ambientes de aprendizagem, bem como considerações sobre formação docente e o e-learning, e o perfil do docente digital e a dinâmica entre professor - tecnologia – estudantes; c) considerações finais. Concluiu-se que, quando se trata de ambientes de aprendizagem, o docente necessita conhecê-lo a fim de mudar sua prática tradicional para promover aprendizagem ativa nos estudantes. Além disso, evidenciou que ambos os atores (docente e discente) precisam internalizar seus novos papéis, de modo a constituírem sujeitos partícipes e autônomos no seu processo de construção das aprendizagens. Dessa forma a aplicabilidade do e-learning, nos ambientes de aprendizagem com ênfase a formação docente diante as tendências educacionais, oportunizam aos professores e estudantes, benefícios que favorecem o conhecimento no ensino e a expansão no aprendizado. 

Publicado

2025-06-24

Edição

Seção

Artigos