DOCÊNCIA EM TEMPOS DIGITAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CENÁRIO DO E-LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.46550/8sy9sk20Resumo
Pretende-se com este texto refletir acerca dos conceitos e princípios do papel do docente no e-learning, para fomentar práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras no processo educativo. Também apresenta a relevância da formação docente para o uso de métodos de ensino em contexto on-line, com enfoque para o ambiente de aprendizagem tecnológico como gerador de uma aprendizagem significativa, e a necessidade da capacitação docente para a aplicabilidade deste em sala de aula virtual e presencial. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica em livros e produções científicas disponibilizados no Google Acadêmico e Scielo (Scientific Electronic Library Online) sobre o papel do professor digital em ambientes on-line e presencial diante as tendencias educacionais. Para fins da organização do texto, as seções foram divididas em: a) introdução; b) a integração da docência aos ambientes de aprendizagem, bem como considerações sobre formação docente e o e-learning, e o perfil do docente digital e a dinâmica entre professor - tecnologia – estudantes; c) considerações finais. Concluiu-se que, quando se trata de ambientes de aprendizagem, o docente necessita conhecê-lo a fim de mudar sua prática tradicional para promover aprendizagem ativa nos estudantes. Além disso, evidenciou que ambos os atores (docente e discente) precisam internalizar seus novos papéis, de modo a constituírem sujeitos partícipes e autônomos no seu processo de construção das aprendizagens. Dessa forma a aplicabilidade do e-learning, nos ambientes de aprendizagem com ênfase a formação docente diante as tendências educacionais, oportunizam aos professores e estudantes, benefícios que favorecem o conhecimento no ensino e a expansão no aprendizado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kenea Soares Costa Teixeira, Vitor da Silva Moreira, Monica da Costa Coelho, Thais Brunelli de Souza Coelho Jacobsen, Grasiele Merlo Bueno Luchi, Angela Cristina das Chagas, Silvânia Bastos da Silva, Aparecida Pereira Salgado (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.