NARRATIVAS EDUCATIVAS: STORYTELLING COMO CAMINHO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Francine Monica Vieira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Priscila Chiká Simici MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreza de Espindola MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jeferson Raimundo de Moura Firmino  Peres MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliane Aparecida Pereira Borges MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andréia dos Reis Olímpio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Silvânia Bastos da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juan Colaço Santoro MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/vmy2ja20

Resumo

O Storytelling, compreendido como a arte de narrar histórias, destaca-se como uma estratégia altamente eficaz no ambiente escolar, especialmente nas séries iniciais e no processo de alfabetização. Essa prática contribui para tornar a aprendizagem mais dinâmica e com maior significado para os estudantes. Por meio de narrativas bem elaboradas, os docentes conseguem traduzir conteúdos muitas vezes abstratos em experiências envolventes, favorecendo a assimilação de saberes essenciais e despertando tanto a curiosidade quanto o pensamento crítico nas crianças. Ao se envolverem com as histórias, os alunos fortalecem suas capacidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que desenvolvem a oralidade e a interpretação textual – competências fundamentais na fase de alfabetização. Com o suporte das tecnologias digitais, o Storytelling assume um formato multimodal, incorporando recursos visuais, sonoros e interativos que enriquecem o contato dos estudantes com os conteúdos. Essa combinação entre narrativa e tecnologia torna-se especialmente valiosa por atender às diversas formas de aprender, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível dos temas abordados. Além disso, essa abordagem contribui significativamente para o desenvolvimento das dimensões socioemocionais, estimulando atitudes como empatia, colaboração e respeito às diferenças. Ao se identificarem com personagens e situações, as crianças são levadas a refletir sobre sentimentos, valores e convivência, o que fortalece a construção de um ambiente acolhedor e inclusivo em sala de aula. Outro aspecto relevante do uso do Storytelling na educação é o incentivo à autonomia e ao protagonismo dos estudantes. Quando as crianças têm a oportunidade de criar e contar suas próprias histórias, fortalecem a autoestima, exercitam a criatividade e aprimoram suas habilidades de resolução de conflitos e organização do pensamento. Essa prática amplia a conexão com o conteúdo curricular e prepara os alunos para enfrentar os desafios da vida com mais confiança e iniciativa, tornando o processo de aprendizagem ainda mais transformador e marcante.

Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

Artigos