NARRATIVAS EDUCATIVAS: STORYTELLING COMO CAMINHO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/vmy2ja20Resumo
O Storytelling, compreendido como a arte de narrar histórias, destaca-se como uma estratégia altamente eficaz no ambiente escolar, especialmente nas séries iniciais e no processo de alfabetização. Essa prática contribui para tornar a aprendizagem mais dinâmica e com maior significado para os estudantes. Por meio de narrativas bem elaboradas, os docentes conseguem traduzir conteúdos muitas vezes abstratos em experiências envolventes, favorecendo a assimilação de saberes essenciais e despertando tanto a curiosidade quanto o pensamento crítico nas crianças. Ao se envolverem com as histórias, os alunos fortalecem suas capacidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que desenvolvem a oralidade e a interpretação textual – competências fundamentais na fase de alfabetização. Com o suporte das tecnologias digitais, o Storytelling assume um formato multimodal, incorporando recursos visuais, sonoros e interativos que enriquecem o contato dos estudantes com os conteúdos. Essa combinação entre narrativa e tecnologia torna-se especialmente valiosa por atender às diversas formas de aprender, promovendo uma compreensão mais ampla e acessível dos temas abordados. Além disso, essa abordagem contribui significativamente para o desenvolvimento das dimensões socioemocionais, estimulando atitudes como empatia, colaboração e respeito às diferenças. Ao se identificarem com personagens e situações, as crianças são levadas a refletir sobre sentimentos, valores e convivência, o que fortalece a construção de um ambiente acolhedor e inclusivo em sala de aula. Outro aspecto relevante do uso do Storytelling na educação é o incentivo à autonomia e ao protagonismo dos estudantes. Quando as crianças têm a oportunidade de criar e contar suas próprias histórias, fortalecem a autoestima, exercitam a criatividade e aprimoram suas habilidades de resolução de conflitos e organização do pensamento. Essa prática amplia a conexão com o conteúdo curricular e prepara os alunos para enfrentar os desafios da vida com mais confiança e iniciativa, tornando o processo de aprendizagem ainda mais transformador e marcante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francine Monica Vieira, Priscila Chiká Simici, Andreza de Espindola, Jeferson Raimundo de Moura Firmino Peres, Juliane Aparecida Pereira Borges, Andréia dos Reis Olímpio, Silvânia Bastos da Silva, Juan Colaço Santoro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.