INOVAR PARA ENSINAR: OS CAMINHOS E CONFLITOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA DOCÊNCIA

Autores

  • Edineia Ferreira de Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Tatyane Siqueira de Oliveira Rezende MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rondinellys José de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Denísia Maria de Menezes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luziene Lopes Gomes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Lucia Rodrigues dos Santos  Ivo MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/dxpmrz55

Resumo

A introdução deste trabalho abordou as metodologias ativas como proposta pedagógica que visa transformar o processo de ensino e aprendizagem ao tornar o estudante protagonista de sua formação. Evidenciou-se que, apesar das vantagens, a adoção dessas práticas encontra diversas barreiras. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como os professores têm enfrentado os desafios impostos pela implementação das metodologias ativas no cotidiano escolar. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica, com base nas contribuições de autores como Nery (2025), Lara et al. (2019) e Santos et al. (2020). Os principais resultados revelaram que fatores como a formação docente insuficiente, a falta de apoio institucional e as limitações estruturais contribuem para a resistência às novas metodologias. Conclui-se que é fundamental a promoção de políticas de formação e apoio à inovação pedagógica, de modo a consolidar o uso das metodologias ativas na educação básica e superior. Futuros estudos podem aprofundar os efeitos dessas metodologias na aprendizagem dos estudantes e na prática docente.

Publicado

2025-04-15

Edição

Seção

Artigos