INOVAR PARA ENSINAR: OS CAMINHOS E CONFLITOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/dxpmrz55Resumo
A introdução deste trabalho abordou as metodologias ativas como proposta pedagógica que visa transformar o processo de ensino e aprendizagem ao tornar o estudante protagonista de sua formação. Evidenciou-se que, apesar das vantagens, a adoção dessas práticas encontra diversas barreiras. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como os professores têm enfrentado os desafios impostos pela implementação das metodologias ativas no cotidiano escolar. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica, com base nas contribuições de autores como Nery (2025), Lara et al. (2019) e Santos et al. (2020). Os principais resultados revelaram que fatores como a formação docente insuficiente, a falta de apoio institucional e as limitações estruturais contribuem para a resistência às novas metodologias. Conclui-se que é fundamental a promoção de políticas de formação e apoio à inovação pedagógica, de modo a consolidar o uso das metodologias ativas na educação básica e superior. Futuros estudos podem aprofundar os efeitos dessas metodologias na aprendizagem dos estudantes e na prática docente.
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Copyright (c) 2025 Edineia Ferreira de Morais , Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco, Tatyane Siqueira de Oliveira Rezende, Rondinellys José de Souza, Denísia Maria de Menezes, Luziene Lopes Gomes, Maria Lucia Rodrigues dos Santos Ivo (Autor)

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