ARQUITETURAS DA AUTONOMIA: A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA NA ERA DO DESIGN INSTRUCIONAL DIGITAL

Autores

  • Taisa Alves Cipriano Marim Must University, Estados Unidos Autor
  • Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco Must University, Estados Unidos Autor
  • Lilia da Silva Cordeiro Cavalcante Must University, Estados Unidos Autor
  • Jaqueline Santos da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Sarah Machado da Silva Simões Must University, Estados Unidos Autor
  • Claudiane Cristine do Nascimento Santiago Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/nx2tn954

Resumo

A aprendizagem autogerida tem ganhado destaque no campo educacional por promover a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições do design instrucional para a promoção da aprendizagem autogerida em ambientes educacionais mediados por tecnologias digitais. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e documental, com base em artigos publicados entre 2018 e 2024, localizados nas bases CAPES e SciELO. Os principais resultados revelam que o design instrucional, quando aplicado com intencionalidade pedagógica e sensibilidade às necessidades dos estudantes, favorece a autogestão da aprendizagem por meio de estratégias como trilhas personalizadas, feedback formativo e diversificação de recursos. Conclui-se que a integração entre design instrucional e aprendizagem autogerida contribui para ambientes formativos mais inclusivos e eficazes, sendo necessário o fortalecimento de políticas institucionais e a formação contínua de profissionais da educação.

Publicado

2025-06-29

Edição

Seção

Artigos