ARQUITETURAS DA AUTONOMIA: A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA NA ERA DO DESIGN INSTRUCIONAL DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/nx2tn954Resumo
A aprendizagem autogerida tem ganhado destaque no campo educacional por promover a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições do design instrucional para a promoção da aprendizagem autogerida em ambientes educacionais mediados por tecnologias digitais. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e documental, com base em artigos publicados entre 2018 e 2024, localizados nas bases CAPES e SciELO. Os principais resultados revelam que o design instrucional, quando aplicado com intencionalidade pedagógica e sensibilidade às necessidades dos estudantes, favorece a autogestão da aprendizagem por meio de estratégias como trilhas personalizadas, feedback formativo e diversificação de recursos. Conclui-se que a integração entre design instrucional e aprendizagem autogerida contribui para ambientes formativos mais inclusivos e eficazes, sendo necessário o fortalecimento de políticas institucionais e a formação contínua de profissionais da educação.
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Copyright (c) 2025 Taisa Alves Cipriano Marim, Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco, Lilia da Silva Cordeiro Cavalcante, Jaqueline Santos da Silva, Sarah Machado da Silva Simões, Claudiane Cristine do Nascimento Santiago (Autor)

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