ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/yapy1h62Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a alfabetização emocional como proposta interdisciplinar para o desenvolvimento de competências socioemocionais, à luz das diretrizes da BNCC e dos referenciais da psicologia educacional. A investigação, de natureza bibliográfica, baseou-se em produções científicas publicadas entre 2020 e 2023, selecionadas por sua pertinência temática e fundamentação teórica. A análise revelou três eixos centrais: a relação entre emoções e aprendizagem, a formação docente e as práticas pedagógicas interdisciplinares. Constatou-se que, embora haja reconhecimento da importância das competências socioemocionais, sua implementação ainda esbarra em limitações formativas, ausência de políticas específicas e fragmentação curricular. A pesquisa demonstrou que a afetividade constitui mediação essencial no processo educativo, sendo necessária sua integração às práticas escolares de forma planejada e contínua. Conclui-se que a alfabetização emocional deve ser entendida como processo formativo transversal, que exige ações coordenadas no campo da formação docente, da gestão pedagógica e da organização curricular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Aparecido Francisco Dourado, Adriana Maria Corrêa, Patrícia Cristina Faraco da Silva, Raquel Martins, Adriana Alves da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.