LUDICIDADE E APRENDIZAGEM: O JOGO COMO CAMINHO PARA O CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/jp197t81Resumo
A ludicidade ocupa lugar central na infância, sendo o brincar uma das principais formas de expressão e aprendizagem das crianças. Este estudo teve como objetivo geral analisar como o brincar pode configurar-se como caminho para o conhecimento no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que analisou sete artigos publicados entre 2015 e 2024, localizados nas bases SciELO e CAPES. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que valorizam o brincar, quando mediadas com intencionalidade, promovem aprendizagens significativas e respeitam o protagonismo infantil. A mediação docente, a organização do espaço e a formação continuada foram identificadas como dimensões essenciais para o êxito dessas práticas. Além disso, constatou-se que o brincar contribui para o desenvolvimento integral e para a inclusão escolar, ao favorecer a escuta, a cooperação e a construção de vínculos afetivos. A pesquisa aponta caminhos para uma educação mais humanizada e sensível à linguagem da infância.
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Copyright (c) 2025 Cátia Cirlene Vieira Esperandir, Maria Aparecida Ribeiro de Magalhães Nascimento, Clerionice Lacerda , Benedito Pereira Campos Júnior, Gustavo Carlos Macatrozo, Emanuel Silva Morais, Fernando Oliveira Borges (Autor)

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