LUDICIDADE E APRENDIZAGEM: O JOGO COMO CAMINHO PARA O CONHECIMENTO

Autores

  • Cátia Cirlene Vieira Esperandir MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Aparecida Ribeiro de Magalhães Nascimento MUST University, Estados Unidos Autor
  • Clerionice Lacerda  MUST University, Estados Unidos Autor
  • Benedito Pereira Campos Júnior MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gustavo Carlos Macatrozo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Emanuel Silva Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernando Oliveira Borges MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/jp197t81

Resumo

A ludicidade ocupa lugar central na infância, sendo o brincar uma das principais formas de expressão e aprendizagem das crianças. Este estudo teve como objetivo geral analisar como o brincar pode configurar-se como caminho para o conhecimento no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa, que analisou sete artigos publicados entre 2015 e 2024, localizados nas bases SciELO e CAPES. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que valorizam o brincar, quando mediadas com intencionalidade, promovem aprendizagens significativas e respeitam o protagonismo infantil. A mediação docente, a organização do espaço e a formação continuada foram identificadas como dimensões essenciais para o êxito dessas práticas. Além disso, constatou-se que o brincar contribui para o desenvolvimento integral e para a inclusão escolar, ao favorecer a escuta, a cooperação e a construção de vínculos afetivos. A pesquisa aponta caminhos para uma educação mais humanizada e sensível à linguagem da infância.

Publicado

2025-05-25

Edição

Seção

Artigos