SEGURANÇA ONLINE E CIDADANIA DIGITAL: ABORDAGENS INTEGRADAS PARA AMBIENTES ESCOLARES NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Adriana Paula de Carvalho Medeiros Must University, Estados unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/wzpvsz43

Resumo

Cada vez mais a tecnologia tem sido colocada de forma direta ou indireta no dia a dia das pessoas. Computadores, smartphones e Internet são usados tanto para trabalho quanto para entretenimento. Desempenham um papel importante na difusão, transmissão e promoção da comunicação na vida atual da sociedade da informação. Mediante esta crescente conectividade, as crianças e adolescentes ficam expostos a riscos online, sendo preciso trabalhar a segurança online e cidadania digital nas escolas, preparando-os para navegarem com responsabilidade no mundo digital. Tendo em vista esses aspectos, o presente ensaio científico tem como objetivo refletir sobre segurança online e cidadania digital nos ambientes escolares na era das tecnologias digitais da informação e comunicação. Tem como objetivos específicos refletir sobre a segurança online nos ambientes escolares, explicar a importância da Cidadania Digital e refletir sobre as práticas digitais nas escolas para a promoção da cidadania e segurança online. Esta pesquisa consiste em um método de ensaio científico, que se estabelece em cinco partes: a primeira parte é a introdução que faz uma apresentação do tema, a segunda parte analisa a metodologia utilizada para levar adiante este estudo, a terceira é um exame sobre como abordar a segurança online nos ambientes educacionais, a quarta parte discute sobre cidadania digital e educação e a última reflete sobre as implicações significativas decorrentes deste ensaio científico. A segurança online e cidadania digital nas escolas é uma prioridade para dotar os estudantes das competências corretas visando uma participação responsável na sociedade digital.

Biografia do Autor

  • Adriana Paula de Carvalho Medeiros, Must University, Estados unidos

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University, Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Ciências da Natureza pela Universidade de Brasília.

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

Artigos