BRINCAR PARA APRENDER: A DANÇA ENTRE EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Eliane Gomes Ferreira Bach MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josiane Machado Eising MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Aparecida de Souza Costa Dias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Odair Inéias Bach MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosenilda Aparecida Costa MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/hzjkrs07

Resumo

O presente trabalho analisa a importância da aprendizagem por meio do brincar no desenvolvimento integral das crianças, situado no contexto educacional contemporâneo. O objetivo central é discutir a relevância da dança entre o brincar, a mediação dos educadores e o envolvimento das famílias, além de explorar o impacto das tecnologias digitais nesse processo educativo. A metodologia utilizada envolve uma revisão da literatura, fundamentando-se em teorias educacionais que destacam como o brincar é essencial para a construção de habilidades cognitivas, sociais e emocionais nas crianças, conforme evidenciado por pesquisadores como Vygotsky e Prensky. A pesquisa indica que o brincar transcende o mero entretenimento, representando uma ferramenta pedagógica que possibilita às crianças expressar ideias e interagir com a realidade de forma lúdica e significativa. Constatou-se que a capacitação contínua dos educadores, bem como a colaboração das famílias, é vital para promover um ambiente favorável à aprendizagem lúdica. Além disso, as tecnologias, quando integradas de maneira consciente, podem enriquecer essa experiência. Conclui-se que a valorização do brincar deve ser um pilar fundamental na educação, visto que contribui para a formação de indivíduos críticos e criativos, preparados para enfrentar as demandas de um mundo em constante transformação, ao mesmo tempo em que respeita o direito da criança ao aprendizado prazeroso e significativo. 

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artigos