NATIVOS DIGITAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: REINVENTANDO O ENSINO PARA SCREENAGERS
DOI:
https://doi.org/10.46550/62zr8r51Resumo
Este paper tem como propósito uma abordagem referente à neurociência, a ciência cognitiva relacionada com a tecnologia educacional, com enfoque na Geração de Screenagers e Educação. Assim, a pesquisa Bibliográfica envolverá um estudo referente à importância da postura mediadora do docente frente às tendências proporcionadas pela Evolução Tecnológica. Nesse contexto, envolverá análises e reflexões sobre a geração digital e seu percurso escolar. A pesquisa abordará também desafios e conquistas frente ao processo de ensino e aprendizagem com perspectivas de inserir Metodologias Ativas apropriadas capazes de garantir Metodologias Adaptativas, personalizadas, enfim, envolver no planejamento pedagógico a dinâmica que engloba professor, tecnologia e estudantes. Nesse viés, o trabalho tecerá reflexões sobre os desafios enfrentados para efetivação dessas conceções teóricas e práticas com vistas um processo de Ensino e Aprendizagem de Qualidade contemplando propostas voltadas para um ambiente Realidade Virtual. Dessa forma, será destacado as características que o docente precisa apropriar-se com o propósito de empregar adequadamente as ferramentas necessárias conforme a temática, componente curricular ou ainda objeto do conhecimento em análise. Isso porque, essa Modalidade de Ensino exige do professor um perfil mediador, um provocador de discussões, haja vista que um ambiente de aprendizagem que envolve recursos tecnológicos não representa uma forma passiva para entrega de objetos do conhecimento, mas sim um processo interativo entre corpo docente e discente. Essa interação é mediada, instigada pelo professor, o qual conta com os recursos facilitadores da aprendizagem, benefícios que a tecnologia tem para oferecer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliane Maria Ferreira Nunes, Elson Cleber Barbosa Costa, Cláudia Maria Ricardo Bastos, Joelma Maria Arruda Vinhas, Edna Ferreira Dourado, Sirlene da Guia Fagundes Teodoro, Daniela Cardoso Matias, Scheilla de Oliveira Faria Rossato (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.