NATIVOS DIGITAIS E PRÁTICAS EDUCATIVAS: REINVENTANDO O ENSINO PARA SCREENAGERS

Autores

  • Eliane Maria Ferreira Nunes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elson Cleber Barbosa Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cláudia Maria Ricardo Bastos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joelma Maria Arruda Vinhas MUST University, Estados Unidos Autor
  • Edna Ferreira Dourado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sirlene da Guia Fagundes Teodoro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Daniela Cardoso Matias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Scheilla de Oliveira Faria Rossato MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/62zr8r51

Resumo

Este paper tem como propósito uma abordagem referente à neurociência, a ciência cognitiva relacionada com a tecnologia educacional, com enfoque na Geração de Screenagers e Educação. Assim, a pesquisa Bibliográfica envolverá um estudo referente à importância da postura mediadora do docente frente às tendências proporcionadas pela Evolução Tecnológica. Nesse contexto, envolverá análises e reflexões sobre a geração digital e seu percurso escolar. A pesquisa abordará também desafios e conquistas frente ao processo de ensino e aprendizagem com perspectivas de inserir Metodologias Ativas apropriadas capazes de garantir Metodologias Adaptativas, personalizadas, enfim, envolver no planejamento pedagógico a dinâmica que engloba professor, tecnologia e estudantes. Nesse viés, o trabalho tecerá reflexões sobre os desafios enfrentados para efetivação dessas conceções teóricas e práticas com vistas um processo de Ensino e Aprendizagem de Qualidade contemplando propostas voltadas para um ambiente Realidade Virtual. Dessa forma, será destacado as características que o docente precisa apropriar-se com o propósito de empregar adequadamente as ferramentas necessárias conforme a temática, componente curricular ou ainda objeto do conhecimento em análise. Isso porque, essa Modalidade de Ensino exige do professor um perfil mediador, um provocador de discussões, haja vista que um ambiente de aprendizagem que envolve recursos tecnológicos não representa uma forma passiva para entrega de objetos do conhecimento, mas sim um processo interativo entre corpo docente e discente. Essa interação é mediada, instigada pelo professor, o qual conta com os recursos facilitadores da aprendizagem, benefícios que a tecnologia tem para oferecer.

Publicado

2025-05-15

Edição

Seção

Artigos