GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTIDISCRIMINATÓRIA

Autores

  • Maria Sandra Soares da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Verônica Teixeira Parreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andhréia Aparecida Gomes dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Grazielle Corrêa Ramos de Carvalho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Inajá Farias de França MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/qbgxp882

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os principais desafios enfrentados pelas instituições escolares para garantir uma educação inclusiva e antidiscriminatória no que tange às questões de gênero, identidade e diversidade. A pesquisa abordou o tema a partir de uma revisão bibliográfica, com base em três artigos científicos publicados entre 2020 e 2023, selecionados segundo critérios de relevância, atualidade e aderência à temática da Sociologia da Educação e dos Direitos Humanos. A metodologia consistiu na leitura integral dos textos, na organização temática dos dados e na análise crítica das proposições dos autores. Os resultados apontaram que, embora exista um aparato normativo que respalda o direito à diversidade de gênero, a escola ainda atua, em muitos casos, como agente reprodutor de práticas excludentes. Evidenciaram-se também experiências positivas de acolhimento, quando pautadas pela educação em direitos humanos e por práticas pedagógicas críticas. Concluiu-se que a superação das desigualdades de gênero no espaço escolar requer a reformulação dos currículos, a formação docente crítica e o fortalecimento das políticas institucionais de inclusão.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos