QUEM GUIA QUANDO NINGUÉM ESTÁ PRESENTE? A RELEVÂNCIA DO DESIGNER INSTRUCIONAL NA AUTOGESTÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/awxa2572Resumo
A expansão das tecnologias digitais e a popularização de dispositivos conectados à internet transformaram profundamente o cenário educacional contemporâneo, demandando novas abordagens pedagógicas que dialoguem com a autonomia do estudante. Nesse contexto, destaca-se a aprendizagem autogerida, modalidade que valoriza o protagonismo discente e a flexibilidade nos processos formativos. Contudo, a ausência de tutoria direta em ambientes virtuais exige uma mediação pedagógica estratégica e invisível, papel assumido pelo Designer Instrucional. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a atuação desse profissional no contexto da aprendizagem autogerida, destacando sua importância para a construção de experiências educacionais que favoreçam a autonomia e o protagonismo dos estudantes em cursos a distância. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, realizada com base em publicações acadêmicas recentes em português, localizadas nas bases SciELO e Portal de Periódicos CAPES, com critérios rigorosos de inclusão e análise crítica dos dados. Os resultados revelam que o Designer Instrucional atua como elo entre o conteúdo e o estudante, organizando trilhas formativas coerentes, acessíveis e motivadoras, mesmo na ausência de mediação docente. A qualidade estética, a organização dos materiais, o uso de recursos multimodais e a atenção às especificidades do público-alvo são aspectos fundamentais para o sucesso da aprendizagem nesse formato. Conclui-se que, embora a aprendizagem autogerida proponha independência, ela demanda uma mediação pedagógica silenciosa e intencional. Pesquisas futuras poderão explorar com maior profundidade os impactos da atuação do Designer Instrucional em diferentes contextos educacionais e perfis de estudantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elvys Tierney Santos Marinho, Taynara de Paula Miranda Umbelino, Maria Ronilede Freitas Estevam, Ana Maria de Sousa Santos, Jane Rakel Gontijo Andrade, Sheila Gani, Alessandra Elisa Barbosa de Oliveira Silva, Kassia Ximenes de Araújo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.