ALFABETIZAÇÃO PRECOCE: CAMINHOS E CUIDADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/94082e05Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar, sob a ótica de referenciais teóricos contemporâneos, as implicações da antecipação escolar nas experiências lúdicas e imaginativas das crianças, o papel da literatura como estratégia de mediação leitora e as contribuições das intervenções pedagógicas planejadas no processo de desenvolvimento integral. Investigou-se a temática da escolarização precoce e seus efeitos na Educação Infantil, com foco na construção de competências leitoras e nas práticas que promovem o desenvolvimento global da criança. A metodologia adotada consistiu em pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, por meio da análise crítica de produções científicas recentes que abordam a escolarização na infância, a mediação literária e a estimulação pedagógica. Os resultados revelaram que práticas de antecipação de conteúdos formais, descontextualizadas das necessidades infantis, tendem a comprometer a ludicidade, a criatividade e o desenvolvimento emocional. Verificou-se que a literatura infantil, quando utilizada como ferramenta pedagógica intencional, potencializa a linguagem, o pensamento crítico e a imaginação. Além disso, constatou-se que a intervenção pedagógica planejada, respeitando o ritmo e os interesses das crianças, favorece o desenvolvimento integral. Concluiu-se que o respeito à infância, a escuta ativa e o planejamento pedagógico intencional são condições essenciais para práticas educativas significativas e eticamente orientadas na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clêudia de Carvalho Mota , Fernanda Seminatti, Andhréia Aparecida Gomes dos Santos , Maria Vanderliza Silva da Costa Farias , Alessandra da Silva Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.