DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA UM CURRÍCULO INCLUSIVO
DOI:
https://doi.org/10.46550/s0fvkx11Resumo
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) configura um framework importante que visa promover um currículo inclusivo, otimizando a aprendizagem e a participação de todos os alunos, independentemente de barreiras individuais. A escolha do tema se justifica pela crescente necessidade de abordagens educacionais que reconheçam a diversidade de estilos e necessidades dos alunos. O objetivo principal deste estudo é explorar a eficácia do DUA na criação de ambientes de aprendizagem acessíveis e inclusivos. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, analisando obras e pesquisas que fundamentam a aplicação do DUA na educação. Os principais resultados encontrados indicam que a implementação do DUA melhora a experiência educativa ao oferecer múltiplas formas de envolver os alunos, favorecendo não apenas a obtenção de conhecimentos acadêmicos, mas também o desenvolvimento emocional e social. Entre as conclusões mais relevantes, destaca-se que a adoção do DUA implica uma transformação das práticas pedagógicas tradicionais, promovendo espaços de aprendizagem que respeitam e valorizam a singularidade de cada aluno. O DUA emerge não somente como uma ferramenta educativa, mas também como um compromisso ético em garantir a todos as mesmas oportunidades de sucesso. Assim, um currículo inclusivo, fundamentado nos princípios do DUA, torna-se um imperativo moral na busca por uma sociedade mais justa e equitativa, desafiando preconceitos históricos acerca das limitações de aprendizagem e reconhecendo a pluralidade das experiências educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elma Cristina Lima de Araújo, Bianor Monteiro dos Santos Júnior, Maria de Jesus da Penha Franquis, Maria da Conceição Lira Vieira, Daniel do Nascimento Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.