DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): PRINCÍPIOS E PRÁTICAS PARA UM CURRÍCULO INCLUSIVO

Autores

  • Elma Cristina Lima de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Bianor Monteiro dos Santos Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria de Jesus da Penha Franquis Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria da Conceição Lira Vieira Must University, Estados unidos Autor
  • Daniel do Nascimento Silva Must University, Estados unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/s0fvkx11

Resumo

O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) configura um framework importante que visa promover um currículo inclusivo, otimizando a aprendizagem e a participação de todos os alunos, independentemente de barreiras individuais. A escolha do tema se justifica pela crescente necessidade de abordagens educacionais que reconheçam a diversidade de estilos e necessidades dos alunos. O objetivo principal deste estudo é explorar a eficácia do DUA na criação de ambientes de aprendizagem acessíveis e inclusivos. A metodologia adotada é de abordagem bibliográfica, analisando obras e pesquisas que fundamentam a aplicação do DUA na educação. Os principais resultados encontrados indicam que a implementação do DUA melhora a experiência educativa ao oferecer múltiplas formas de envolver os alunos, favorecendo não apenas a obtenção de conhecimentos acadêmicos, mas também o desenvolvimento emocional e social. Entre as conclusões mais relevantes, destaca-se que a adoção do DUA implica uma transformação das práticas pedagógicas tradicionais, promovendo espaços de aprendizagem que respeitam e valorizam a singularidade de cada aluno. O DUA emerge não somente como uma ferramenta educativa, mas também como um compromisso ético em garantir a todos as mesmas oportunidades de sucesso. Assim, um currículo inclusivo, fundamentado nos princípios do DUA, torna-se um imperativo moral na busca por uma sociedade mais justa e equitativa, desafiando preconceitos históricos acerca das limitações de aprendizagem e reconhecendo a pluralidade das experiências educacionais.

Publicado

2025-05-01

Edição

Seção

Artigos