APRENDER ATIVAMENTE: PERSPECTIVAS CRÍTICAS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46550/srwca752Resumo
A busca por práticas pedagógicas que respondam às demandas contemporâneas impulsiona o interesse pelas metodologias ativas, que propõem uma inversão na lógica tradicional de ensino. Ao centralizar o estudante no processo de aprendizagem, essas abordagens valorizam a autonomia, a reflexão crítica e a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo geral analisar a caracterização e os sentidos atribuídos às metodologias ativas na produção acadêmica recente sobre educação. A pesquisa, de cunho qualitativo e abordagem bibliográfica, realizou um levantamento em bases como SciELO e CAPES, com a seleção de treze artigos científicos. Os resultados evidenciam a diversidade de concepções e práticas relacionadas às metodologias ativas, destacando-se estratégias como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e uso de tecnologias digitais. O estudo aponta para a necessidade de maior clareza conceitual e aprofundamento teórico, ao mesmo tempo em que reconhece o potencial dessas metodologias na promoção de uma aprendizagem mais significativa e crítica. A análise permite refletir sobre os caminhos possíveis para o fortalecimento de uma cultura pedagógica centrada no protagonismo discente.
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Copyright (c) 2025 Claylson Ferreira Martins, Soraia Moraes Farias, Jéssica Maila Milani, Sandra Maria Martins Pinto, Jaqueline Marcela Flegler Rissari, Dileusa Maria da Silva Pires, Andréia de Cássia Mesavila (Autor)

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